FICHA TÉCNICA DO RECURSO
ASPECTOS SOBRE A RENOVAÇÃO DE RECEITAS MÉDICAS EM VIVÊNCIA OCORRIDA NO SUS
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É sabido e demonstrado na literatura que muitas pessoas buscam por medicações sem passar por atendimento médico, isso também ocorreu em vivência no SUS, pois muitos pacientes queriam conseguir receitas de medicamentos sem precisar ir à unidade de saúde na atenção primária da cidade de Mauá. Cidade essa dividida em 14 Regiões de Planejamento administrativo situada na região metropolitana de São Paulo. Muitas dessas substâncias medicamentosas estão sob rigoroso controle e sua venda ou uso só são liberados com a prescrição de receita por profissional legalmente habilitado. No momento que ocorre a prescrição, o médico realiza uma minuciosa avaliação com a reflexão exigida pelo caso para conseguir tomar a decisão sobre o caminho terapêutico adequado inclusive na renovação de receitas, sendo que esse procedimento não pode ocorrer sem a presença física do paciente – salvo situação excepcional - sob pena de infração ao código de ética médica. Assim para solucionar esse problema foi proposta uma intervenção com a proposta de ação para melhorar o processo prescritivo através da reserva de horários específicos para este tipo de atendimento, devido essa demanda ser comum na atenção básica. Diante da intervenção proposta espera-se que haja uma importante melhora do nível de qualidade da assistência de todos os pacientes atendidos, diminuição de prescrições iatrogênicas por mau uso das medicações, além de um acompanhamento mais fidedigno dos resultados terapêuticos e ganhos na agilidade do atendimento com o fortalecimento do vínculo existente entre a equipe multiprofissional e a comunidade.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
N02.421.668.778:Receita Médica
M01.526.485.810:Médicos
VS2.002.001.019:Medicamentos para a Atenção Básica
D26:Medicamento
F01.145.488.887:Adesão ao Tratamento.
- HOMEOPATIA (HP )
- Terapêutica Homeopática (HP3 )
- Prescrição Homeopática (HP3.040 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Assistência Farmacêutica (N02.421.668 )
- DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
- Pessoas (M01 )
- Categorias de Trabalhadores (M01.526 )
- Pessoal de Saúde (M01.526.485 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Pessoal de Saúde (N02.360 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Desastres (SP8 )
- Gestão de Desastres (SP8.570 )
- Operações em Desastres (SP8.570.747 )
- Resposta em Desastres (SP8.570.747.231 )
- Recursos Humanos em Desastres (SP8.570.747.231.581 )
- Equipe de Desastre (SP8.570.747.231.581.372 )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância Sanitária de Produtos (VS2 )
- Controle de Medicamentos e Entorpecentes (VS2.002 )
- Preparações Farmacêuticas (VS2.002.001 )
- COMPOSTOS QUÍMICOS E DROGAS (D )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância Sanitária de Produtos (VS2 )
- Controle de Medicamentos e Entorpecentes (VS2.002 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Atitude (F01.100 )
- Atitude Frente a Saúde (F01.100.150 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Comportamento (F01.145 )
- Comportamentos Relacionados com a Saúde (F01.145.488 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- Atenção à Saúde (N05.300 )
- Atitude Frente a Saúde (N05.300.150 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
25/Apr/2022
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