FICHA TÉCNICA DO RECURSO

DESCONSTRUINDO PARA RECONSTRUIR – REENCONTRANDO A PEDIATRIA.
Este projeto tem como objetivo resgatar os conceitos e protocolos de atendimento na área de Pediatria Geral com foco na Puericultura dentro do território Posto de Saúde da Vila Santa Rosa – PSF 4 para restaurar o fluxo e seguimento pediátrico dentro da Unidade. Adjunto ao início das atividades na Unidade em meados de dezembro de 2018, percebemos ações deficitárias, e necessárias reformulações em diversos segmentos de atuação com ênfase a área de assistência à saúde da criança e do adolescente, que encontrava-se um tanto esquecida, sem uma rotina de atendimentos, agenda e com baixo fluxo de pacientes. Definido o problema iniciamos uma analise dos pontos que deveriam ser restaurados seguindo as definições e protocolos da literatura sobre Pediatria geral. Com este desafio em mãos decidimos desenvolver melhor o tema com a população, elaboramos estratégias de abordagem através de palestras de conscientização na rotina das consultas, cartazes com orientações e questionamentos e organização de eventos para atrair atenção a esta nova prática em nossa área. Além disso incluímos diversas programações nos dias de atendimento Pediátrico e de Puericultura também executamos uma busca ativa para florescer nestes familiares a consciência de quão é importante o cuidado com nossas proles. Resultante das alterações realizadas na rotina do PSF, da implementação da agenda Pediátrica e através da pactuação do vínculo Médico e Paciente dentro de nossa região, pudemos perceber aos poucos a adesão e surpresa dos pacientes pelo atendimento, uma vez que desconheciam o fato de que uma Unidade de Saúde da Família poderia abranger tantas áreas de conhecimento. Portanto a implementação do Projeto de Saúde no território evidenciou o déficit de conhecimento da população sobre Saúde da Família e também trouxe de volta para Unidade o fluxo pediátrico, agora não com uma visão somente curativa, mas também com a ideia de medicina preventiva e de orientação. A partir das alterações percebemos o aumento do vínculo com a equipe, melhora no índice de vacinação e maior aderência as rotinas e tratamentos.      

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Terapêutica (E02 )
  • Assistência ao Paciente (E02.760 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Assistência ao Paciente (N02.421.585 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • Atenção Primária à Saúde (N04.590.233.727 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Atenção à Saúde (N04.590.374 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • Atenção à Saúde (N05.300 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
  • Política de Saúde (SP1.852 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Direito Sanitário (SP9 )
  • Controle Social Formal (SP9.242 )
  • Direitos Humanos (SP9.242.315 )
  • Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • Sociologia (I01.880 )
  • Seguridade Social (I01.880.787 )
  • Proteção da Criança (I01.880.787.293 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26277
25/Apr/2022