FICHA TÉCNICA DO RECURSO
ACESSO AVANÇADO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, EM DIADEMA-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
O acesso facilitado ao serviço de saúde é um dos princípios da Atenção Básica de Saúde, porém o usuário tem apresentado cada vez mais dificuldade nesse acesso com o modelo tradicional de agendamento, onde ao procurar a Unidade Básica de Saude (UBS) não consegue acesso ao serviço, pois não há vagas imediatas. O tempo elevado de espera para a consulta é uma barreira para um cuidado continuado de qualidade e para um melhor seguimento na saúde do paciente. Esse modelo gera insatisfação; aumenta o absenteísmo; leva-o a procurar um atendimento de emergência (mesmo que não seja); e além de expor o paciente ao risco da patologia se agravar pela demora na providência de cuidados. O Acesso Avançado (AA) foi desenvolvido nos anos 1990 e já está presente em alguns paises, como também em algumas cidades do Brasil, com a máxima de "Faça hoje o trabalho de hoje” consiste em um novo método de organização de agendamento. Nesse novo modelo, o usuário consegue uma consulta com o seu profissional de referência, no momento mais oportuno: no mesmo dia ou em até 72 horas após procurar o serviço. Este projeto de intervenção visa relatar a experiência vivida no processo de implantação do AA em uma equipe da UBS Conceição, em Diadema-SP. O trabalho é baseado em calcular a taxa de faltas nas consultas médicas no período de um ano (fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020) e percebeu-se que a mudança no tipo de agendamento já mostra melhora na taxa de absenteísmo, e este aumento da adesão dos usuários influencia positivamente a saúde da população, que tem alta vulnerabilidade social.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
N04.590.233:Assistência Integral à Saúde
SP2.031.197.118:Unidade Básica de Saúde
F01.145.236:Satisfação dos Usuários
F01.829.401.650.675:Relação Médico-Paciente.
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Direito Sanitário (SP9 )
- Controle Social Formal (SP9.242 )
- Direitos Humanos (SP9.242.315 )
- Direitos do Paciente (SP9.242.315.395 )
F01.145.236:Satisfação dos Usuários
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Comportamento (F01.145 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Psicologia Social (F01.829 )
- Relações Interpessoais (F01.829.401 )
- Relações Profissional-Paciente (F01.829.401.650 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- Atenção à Saúde (N05.300 )
- Relações Profissional-Paciente (N05.300.660 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Direito Sanitário (SP9 )
- Controle Social Formal (SP9.242 )
- Direitos Humanos (SP9.242.315 )
- Direitos do Paciente (SP9.242.315.395 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
25/Apr/2022
Aparece na coleção: