FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ABORDAGEM DOS PACIENTES ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO CONJUNTO
O SUS (Sistema Único de Saúde) é direcionado pelos princípios organizacionais que são: universalidade, integralidade e equidade, e para que possa ser colocada em prática, o acesso da população e a forma de recepção são pontos fundamentais a serem considerados para se fazer valer esses princípios. Para isso, o Ministério da Saúde lançou em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) com o objetivo de aprimorar os serviços de saúde, ao proporcionar maior diálogo entre profissionais, usuários e gestores, na busca de relações mais humanizadas e horizontais. Quando o usuário tem acesso a um serviço de saúde, a primeira etapa é o acolhimento, em que  existe uma pessoa que tem queixas, e necessidades de saúde que precisam ser entendidas e reconhecidas, e por meio do diálogo é necessário que esse profissional possa estabelecer o vínculo. Nesse sentido, que se faz necessário que os serviços de saúde possam organizar o processo do acolhimento para que possam oferecer escuta qualificada, a fim de ir além da queixa e conduta, prestando atendimentos com maior resolutividade ao dar respostas mais adequadas a necessidades dos usuários. O planejamento estratégico deve ser uma ferramenta para uso no ambiente de trabalho, de forma a auxiliar a equipe multiprofissional. Assim sendo, este trabalho busca orientar uma forma alternativa de acolhimento, o acolhimento conjunto, realizado por toda equipe de saúde, com objetivo de diminuir a superlotação da agenda médica com consultas “básicas” (que podem ser resolvidas durante o acolhimento conjunto) e consequentemente, triar os casos mais complexos que são necessários uma consulta que exija um maior tempo. Essa ideia foi criada devido a alta demanda no CS Fernanda, que possui três equipes de Saúde da Família para o atendimento de uma área de aproximadamente 20.000 pacientes. Espera-se que, com esse tipo de atendimento, aproximadamente cerca de 75% das queixas sejam resolvidas no dia, além da diminuição da fila e dos pacientes faltosos.


  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )
  • Técnicas de Planejamento (N04.452.718 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Economia e Organizações de Saúde (N03 )
  • Economia (N03.219 )
  • Administração Financeira (N03.219.463 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Instalações de Saúde (N02.278 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
  • Instalações de Saúde (VS3.002 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26382
25/Apr/2022