FICHA TÉCNICA DO RECURSO
ABORDAGEM DOS PACIENTES ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO CONJUNTO
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O SUS (Sistema Único de Saúde) é direcionado pelos princípios organizacionais que são: universalidade, integralidade e equidade, e para que possa ser colocada em prática, o acesso da população e a forma de recepção são pontos fundamentais a serem considerados para se fazer valer esses princípios. Para isso, o Ministério da Saúde lançou em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) com o objetivo de aprimorar os serviços de saúde, ao proporcionar maior diálogo entre profissionais, usuários e gestores, na busca de relações mais humanizadas e horizontais. Quando o usuário tem acesso a um serviço de saúde, a primeira etapa é o acolhimento, em que existe uma pessoa que tem queixas, e necessidades de saúde que precisam ser entendidas e reconhecidas, e por meio do diálogo é necessário que esse profissional possa estabelecer o vínculo. Nesse sentido, que se faz necessário que os serviços de saúde possam organizar o processo do acolhimento para que possam oferecer escuta qualificada, a fim de ir além da queixa e conduta, prestando atendimentos com maior resolutividade ao dar respostas mais adequadas a necessidades dos usuários. O planejamento estratégico deve ser uma ferramenta para uso no ambiente de trabalho, de forma a auxiliar a equipe multiprofissional. Assim sendo, este trabalho busca orientar uma forma alternativa de acolhimento, o acolhimento conjunto, realizado por toda equipe de saúde, com objetivo de diminuir a superlotação da agenda médica com consultas “básicas” (que podem ser resolvidas durante o acolhimento conjunto) e consequentemente, triar os casos mais complexos que são necessários uma consulta que exija um maior tempo. Essa ideia foi criada devido a alta demanda no CS Fernanda, que possui três equipes de Saúde da Família para o atendimento de uma área de aproximadamente 20.000 pacientes. Espera-se que, com esse tipo de atendimento, aproximadamente cerca de 75% das queixas sejam resolvidas no dia, além da diminuição da fila e dos pacientes faltosos.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
SP2.157.108:Acolhimento
N04.452.718.500:Planejamento Estratégico
N03.219.463.800:Controle de Risco
N02.278.692:Consulta Médica
N04.452.095:Agendamento de consultas.
N04.452.718.500:Planejamento Estratégico
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Organização e Administração (N04.452 )
- Técnicas de Planejamento (N04.452.718 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Economia e Organizações de Saúde (N03 )
- Economia (N03.219 )
- Administração Financeira (N03.219.463 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Organização e Administração (N04.452 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Instalações de Saúde (N02.278 )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
- Instalações de Saúde (VS3.002 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Organização e Administração (N04.452 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
25/Apr/2022
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