FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BELA SÃO PEDRO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Demanda Reprimida
Promoção da Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
BOY, Bruna Maruk
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2022.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-25T14:30:09Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-25T14:30:09Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de São Paulo
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26423
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt-BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
SANTOS, Rossana Flávia Rodrigues Silvério Dos
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
F01.145.236:Satisfação do Usuário
N04.590.374.350:Acesso aos Serviços de Saúde
SP2.157.108:Acolhimento.
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização para TCC
Resumo
(dc.description.abstract
)
Comumente, o termo acolhimento na Atenção Primária significa um arranjo tecnológico para a organização dos serviços que visa garantir acesso aos usuários com o objetivo de escutar todos os pacientes, resolver os problemas mais comuns e/ou referenciá-los, se necessário (CAMPOS, 1997). A APS é conhecida por ser a porta de entrada do usuário ao SUS e tem entre suas obrigações o dever de atender bem uma população definida, buscando ser o mais resolutiva possível. Todos os funcionários devem ser capacitados a ouvir as queixas dos pacientes e com base no conhecimento do sistema, resolver o problema ou encaminhar para o profissional habilitado. Não existe uma forma específica de acolhimento pois cada unidade tem sua realidade e suas necessidades, mas alguns princípios precisam ser seguidos, como trabalho colaborativo em equipe e divisão de responsabilidades entre as diversas categorias profissionais que trabalham neste nível de atenção. Em uma ESF, as queixas da população chegam através dos agentes de saúde, de setores sociais e outros níveis de atenção e da própria população que vem até a unidade procurar ajuda. Por isso se faz necessário o treinamento de todos os funcionários visando a capacitação dos mesmos para diferentes demandas.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BELA SÃO PEDRO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO.
Aparece na coleção: