FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE REORGANIZAÇÃO DO ACESSO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Estratégia Saúde da Família
Planejamento Estratégico
(dc.contributor.author )
BUSCHIERO, Lara Colombo
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:30:33Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:30:33Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26447
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
SALOMAO, Valeria Calil Abrao
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
I01.655.500.608.400:Política de Saúde
I02.233.332:Educação em Saúde.
N04.590.374.350:Acesso aos Serviços de Saúde
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
 O acolhimento, por ser uma diretriz da Política Nacional de Humanização preconizada pelo Ministério da Saúde, é um tema bastante abordado. “É reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde.” (BRASIL, 2013 p.7). É uma forma diferente de cuidado do profissional da saúde para com o usuário, afim de criar vínculo e responsabilização entre trabalhadores de saúde e pacientes, contribuindo para um melhor atendimento. Baseando-se em literaturas nacionais e conversando com a equipe da minha unidade de atuação, pude perceber que ainda era um tema que causava angústia em vários aspectos, pois, no que diz respeito às demandas espontâneas, a equipe ainda não se sentia preparada para a organização da unidade, deixando muitas vezes a desejar, por manter apenas o seguimento de consultas agendadas. Após nos reorganizarmos semanalmente em reuniões, pensar em estratégias de acolhimento em equipe, foi notável a melhora nos atendimentos e a disposição dos profissionais que constituem nossa unidade, visto que podemos ofertar serviços de qualidade aos nossos usuários, valorizando nossos profissionais e seguindo a política implantada pelo Sistema Único de Saúde. A finalidade deste estudo é discorrer sobre o envolvimento de todos os profissionais que compõem a equipe de saúde para que se sintam capacitados para a abordagem humanizada ao usuário, uma vez que procure a unidade, e que saibam como melhor orientá-lo a fim de que sua busca naquele momento seja amparada sempre da melhor forma. O resultado esperado é alcançar um acolhimento mais humanizado por toda a quipe de saúde.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
O ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE REORGANIZAÇÃO DO ACESSO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA