FICHA TÉCNICA DO RECURSO
ATENDIMENTO DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: CLASSIFICAÇÃO, PRIORIDADE E EQUIDADE
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Domiciliar
Estratégia Saúde da Família
Planejamento Estratégico
Autor
(dc.contributor.author
)
NASCIMENTO, Victor Senise
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2022.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-25T14:31:43Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-25T14:31:43Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de São Paulo
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26509
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt-BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
RODRIGUES, Luciane Cristine Ribeiro
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
M01.079:Pessoa Acamada
N04.452.095:Agendamento de consultas
N04.452.718.500:Planejamento Estratégico
N04.590.374.350:Acesso aos Serviços de Saúde.
SP2.147.103:Visita Domiciliar
SP2.147.103:Visita Médica Domiciliar
SP2.147:Cuidados Domiciliares de Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização para TCC
Resumo
(dc.description.abstract
)
A atenção básica (AB) compreende desde a promoção e a proteção da saúde, o diagnóstico e o tratamento. Uma de suas atividades é o atendimento domiciliar (AD). Para que esse atendimento respeite as diretrizes do Sistema Único de Saúde, existem critérios de inclusão e exclusão dos usuários, bem como classificação de prioridade no atendimento. Como forma de exemplificar sobre a priorização no atendimento existe A Escala de Risco Familiar de COELHO-SAVASSI. Seu objetivo é diferenciar as famílias que mais necessitam do AD, o que facilita a atuação da equipe do posto de saúde na comunidade domiciliada. Contudo, tais critérios não são utilizados rotineiramente como ferramenta de trabalho em alguns serviços. Assim, a elegibilidade ou a não permanência do paciente na AD, bem como priorização do atendimento, permanece subjetiva e, por vezes, a critério pessoal de algum profissional. Frente ao problema, a ação tomada deve-se focar em informações sobre tais critérios com adaptações a realidade local. Depois, ao colocar em prática, deve-se manter repasses mensais sobre os pontos positivos e negativos. Espera-se alcançar melhor resolutividade, abrangência no atendimento, compartilhamento de tarefas, redução na duplicidade de atendimentos, objetividade e equidade nas decisões em equipe.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
ATENDIMENTO DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: CLASSIFICAÇÃO, PRIORIDADE E EQUIDADE
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