FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ATENDIMENTO DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: CLASSIFICAÇÃO, PRIORIDADE E EQUIDADE
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Domiciliar
Estratégia Saúde da Família
Planejamento Estratégico
(dc.contributor.author )
NASCIMENTO, Victor Senise
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:31:43Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:31:43Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26509
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
RODRIGUES, Luciane Cristine Ribeiro
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
M01.079:Pessoa Acamada
N04.452.095:Agendamento de consultas
N04.452.718.500:Planejamento Estratégico
N04.590.374.350:Acesso aos Serviços de Saúde.
SP2.147.103:Visita Domiciliar
SP2.147.103:Visita Médica Domiciliar
SP2.147:Cuidados Domiciliares de Saúde
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
A atenção básica (AB) compreende desde a promoção e a proteção da saúde, o diagnóstico e o tratamento. Uma de suas atividades é o atendimento domiciliar (AD). Para que esse atendimento respeite as diretrizes do Sistema Único de Saúde, existem critérios de inclusão e exclusão dos usuários, bem como classificação de prioridade no atendimento. Como forma de exemplificar sobre a priorização no atendimento existe A Escala de Risco Familiar de COELHO-SAVASSI. Seu objetivo é diferenciar as famílias que mais necessitam do AD, o que facilita a atuação da equipe do posto de saúde na comunidade domiciliada. Contudo, tais critérios não são utilizados rotineiramente como ferramenta de trabalho em alguns serviços. Assim, a elegibilidade ou a não permanência do paciente na AD, bem como priorização do atendimento, permanece subjetiva e, por vezes, a critério pessoal de algum profissional. Frente ao problema, a ação tomada deve-se focar em informações sobre tais critérios com adaptações a realidade local. Depois, ao colocar em prática, deve-se manter repasses mensais sobre os pontos positivos e negativos. Espera-se alcançar melhor resolutividade, abrangência no atendimento, compartilhamento de tarefas, redução na duplicidade de atendimentos, objetividade e equidade nas decisões em equipe.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ATENDIMENTO DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA: CLASSIFICAÇÃO, PRIORIDADE E EQUIDADE