FICHA TÉCNICA DO RECURSO

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA EFETIVAÇÃO DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
A hipertensão arterial e o diabetes mellitus, atualmente, são as doenças crônicas mais prevalentes no Brasil, e se constituem como os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, consideradas a principal causa de óbitos. Diante disso, faz-se necessário a atenção básica ter um olhar diferenciado, sendo que a adesão do paciente à mudanças do estilo de vida e ao tratamento medicamentoso tem impacto direto na redução da morbi-mortalidade. Uma estratégia utilizada pela ESF (Equipe de Saúde da Família) para melhora na adesão ao tratamento é o trabalho educativo realizado em grupo, com objetivo de desenvolver a autonomia das pessoas, no sentido de que possam ser, cada vez mais, os próprios cuidadores da sua saúde. Para fortalecer um grupo educativo  de uma ESF é necessário atuar nos problemas que levam à baixa efetividade, como a baixa adesão  populacional, a utilização  de técnicas  tradicionais, o baixo arcabouço teórico  da equipe de saúde sobre os temas e sobre técnicas avançadas para realização  de grupos, e a falta de multiprofissionalidade e interprofissionalidade. O objetivo deste estudo é envolver toda a ESF na execução dos grupos e desenvolver capacitações sobre temas relevantes, como técnicas modernas para realização dos grupos educacionais e atualização sobre diabetes e hipertensão. Entre os resultados esperados, estão o envolvimento multiprofissional, a capacitação dos profissionais da equipe, o um aumento do número de participantes do grupo de hiperdia e melhora da adesão ao tratamento e, como consequência, melhora dos controles clínicos de pressão e diabetes. 

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )


  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
  • Educação Continuada (I02.358.212 )
  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
  • Educação Médica (I02.358.399 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
  • Educação Continuada (I02.358.212 )
  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
  • Educação em Enfermagem (I02.358.462 )

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )


  • DOENÇAS (C )
  • Condições Patológicas, Sinais e Sintomas (C23 )
  • Processos Patológicos (C23.550 )
  • Atributos de Doença (C23.550.291 )
  • HOMEOPATIA (HP )
  • Homeopatia (HP1 )
  • Filosofia Homeopática (HP1.007 )
  • Pacientes (HP1.007.262 )
  • Doença (HP1.007.262.808 )
  • HOMEOPATIA (HP )
  • Clínica Homeopática (HP2 )
  • Doença (HP2.029 )
  • HOMEOPATIA (HP )
  • Terapêutica Homeopática (HP3 )

  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Atitude (F01.100 )
  • Atitude Frente a Saúde (F01.100.150 )
  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Comportamento (F01.145 )
  • Comportamentos Relacionados com a Saúde (F01.145.488 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • Atenção à Saúde (N05.300 )
  • Atitude Frente a Saúde (N05.300.150 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26969
25/Apr/2022