FICHA TÉCNICA DO RECURSO

CUIDADO EM SAÚDE DO POVO INDÍGENA GUAJAJARA - DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DO MARANHÃO.
Este estudo, objetiva compreender os cuidados em saúde e descrever a contribuição do trabalho como médica da família do DSEI - Maranhão Polo Base Grajaú na  Região do Bananal. Para esta experiência formativa se faz possível com a aprovação da seleção do ministério da saúde para atuação especifica na saúde indígena, contemplando os princípios do SUS. Que visa à integralidade do atendimento para todos os cidadãos brasileiros aproximando saúde e território, desenvolvendo a cultura local do cuidado em saúde com as práticas biomédicas necessárias as aldeias indígenas e a toda população indigenista com políticas especifica para as realidades vivenciadas nas aldeias. A experiência multidisciplinar do trabalho em equipe ocorre ha dois anos na aldeia Taboca, localizado na região do Bananal. Durante a formação no curso de especialização em saúde indígena buscamos sistematizar conceitos estudados com a prática desenvolvida diariamente nas aldeias nas qual o trabalho como médica contempla uma população de 1.410 indígenas. No trabalho conceituamos e refletimos sobre vários aspectos da organização e do modelo de saúde que atuamos bem como o despertar para o entendimento da vivencia interdisciplinar com a população do território que compomos através das ações desenvolvidas os cuidados da saúde de todos. As referencias para esta pesquisa se pautam nos documentos oficiai da saúde indígena.  As orientações para o cuidado em saúde e a participação da população nos eventos da equipe agrega o compromisso da profissão associada ao desafio de buscar fazer o que é esperado pela formação. No caso a Pós em saúde indígena direciona a compreensão do ensino para a melhoria dessas ações, utilizamos de dados da aldeia campo da pesquisa com 15 hipertensos e 01 diabético ação que desenvolvemos durante seis meses. Contribuiu para a profissionalização daqueles que tanto gostam dos seus lugares de atendimento alternativo, considerando a realidade das aldeias em um total 40, assim como me especifico todas as disciplinas e os momentos de participação no curso elevaram o aprender e a identificar as práticas assertivas já desenvolvidas.    
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27010
27/Apr/2022