FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O FAZER DA SAÚDE NO DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA ALTO RIO PURUS: O CONTEXTO DE UM OLHAR ATENTO À SAÚDE DO POVO DA ALDEIA MARONAWÁ
O presente trabalho tem por objetivo nos apresentar pontos de reflexões a respeito do fazer da saúde indígena levando atenção básica aos povos que vivem em lugares isolados, sendo estes moradores da Aldeia Maronawá, uma das vinte e três aldeias que correspondem a micro área da EMSI (Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena) da UBSI Maronawá do Polo base de Santa Rosa do Purus, fazendo parte está do território de cobertura do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus. Conhecendo um pouco do contexto histórico, sociocultural, demográfico territorial do DSEI, é possível observar que são várias as dificuldades para ter acesso a aldeia e conseguir levar serviços de atenção básica a população indígena que ali vive, respeitando sua cultura e seus costumes, conciliando medicina natural e biomedicina, tentando encontrar um diagnóstico situacional sobre o que foi apontado como um problema para a saúde e bem estar dos habitantes da aldeia. Fazendo uma análise profunda e com um olhar bem atento ao que realmente afeta a saúde da população, conseguimos perceber o quão importante é a participação ativa dos AIS e AISAN no desenvolvimento de metodologias e atividades voltadas para a educação em saúde, trabalhando não só com a EMSI, mas envolvendo professores, lideranças e moradores indígenas da comunidade. Se conseguirmos ter uma visão de que juntos o fazer da saúde terá mais resultados positivos e o trabalho será mais satisfatório tanto para nós profissionais de saúde como para a comunidade assistida. Assim, apreciaremos os frutos desse trabalho aos nossos olhos, com esperança e mais expectativas positivas. É possível, mesmo com todas as dificuldades, levar atenção e saúde a essa população, de forma simples e percebendo que nós temos mais para aprender que para ensinar. Humildade e empatia se encaixam bem nesse nosso trabalho e as vezes é disso que precisamos para entender o contexto da saúde indígena e como fazê-la da forma correta, ou pelo menos, de acordo com a necessidade de cada povo atendido.


  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Técnicas de Pesquisa (E05 )
  • Métodos Epidemiológicos (E05.318 )
  • Coleta de Dados (E05.318.308 )
  • Estatísticas Vitais (E05.318.308.985 )
  • Mortalidade (E05.318.308.985.550 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Demografia (N01.224 )
  • Estatísticas Vitais (N01.224.935 )
  • Mortalidade (N01.224.935.698 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Meio Ambiente e Saúde Pública (N06 )
  • Saúde Pública (N06.850 )
  • Medidas em Epidemiologia (N06.850.505 )
  • Demografia (N06.850.505.400 )
  • Estatísticas Vitais (N06.850.505.400.975 )
  • Mortalidade (N06.850.505.400.975.550 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Meio Ambiente e Saúde Pública (N06 )
  • Saúde Pública (N06.850 )
  • Métodos Epidemiológicos (N06.850.520 )
  • Coleta de Dados (N06.850.520.308 )
  • Estatísticas Vitais (N06.850.520.308.985 )
  • Mortalidade (N06.850.520.308.985.550 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Estudos Populacionais em Saúde Pública (SP3 )
  • Ciências Sociais (SP3.311 )
  • Demografia (SP3.311.300 )
  • Estatísticas Vitais (SP3.311.300.392 )
  • Mortalidade (SP3.311.300.392.432 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Epidemiologia e Bioestatística (SP5 )
  • Bioestatística (SP5.467 )
  • Estatística como Assunto (SP5.467.413 )
  • Estatísticas Vitais (SP5.467.413.330 )
  • Mortalidade (SP5.467.413.330.903 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )


  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Distúrbios Nutricionais (C18.654 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Ciências da Nutrição (SP6 )
  • Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos (SP6.990 )
  • Distúrbios Nutricionais (SP6.990.625 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27044
27/Apr/2022