FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Visitas Domiciliares na Estratégia de Saúde da Família de Campos do Cristal, Porto Alegre, Rio Grande do Sul: a importância de desenvolver e implementar protocolos, rotinas e diretrizes para o agendamento e realização do atendimento externo
Introdução: A visita domiciliar tornou-se instrumento fundamental de aproximação da equipe com os pacientes que necessitam de atendimento em casa. Além de conhecer o contexto familiar, a equipe tem a oportunidade de desenvolver estratégias individualizadas que contemplam uma assistência de qualidade, reduzindo custos, otimizando o tempo, triando pacientes e material necessário para o atendimento. Entretanto, se fazem necessárias estratégias para organização e priorização das visitas domiciliares. Objetivo: Qualificar o atendimento externo prestado a população da ESF Campos do Cristal, cidade de Porto Alegre – RS, através da organização da rotina das visitas domiciliares realizadas pela equipe de saúde. Metodologia: Desenvolvimento de reuniões semanais que discutem estratégias específicas para cada família ou paciente visitado. De igual forma, orienta refletir sobre a exposição da equipe em áreas vulneráveis, que oferecem pouca segurança para os profissionais da saúde. Iremos adotar estratégias como o envolvimento da equipe na discussão de casos, oferta possibilidades de resolução. Dados como o número de membros da família em questão, histórico patológico, tipo de moradia, renda principal, fatores de risco a que estão submetidos, e particularidades que não chegam até a unidade de saúde, mas que fazem parte do contexto da comunidade, podem e devem fazer parte da discussão de casos. Para tanto, a participação dos Agentes Comunitários que moram no território adscrito, torna-se importante na elaboração das estratégias de saúde e acompanhamento de pacientes que apresentam dificuldade para se deslocar até o posto de saúde. Estudar o mapa da área, possibilita possíveis rotas de fuga em situação de crise. Discutir o plano antes de deixar a unidade, qualifica o atendimento. Refletir sobre a família visitada e sua realidade, amplia a capacidade de resolução dos problemas enfrentados. Resultados Esperados: envolvimento direto dos membros da equipe que discutem os casos individualizados, assim como uma melhor oferta de serviço à população.

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Terapêutica (E02 )
  • Assistência ao Paciente (E02.760 )
  • Cuidados de Enfermagem (E02.760.611 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços de Saúde Comunitária (N02.421.143 )
  • Serviços de Assistência Domiciliar (N02.421.143.524 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Cuidados de Enfermagem (N02.421.533 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )


https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27495
09/Mar/2023