FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de intervenção educativa para a hipercolesterolemia na UBS Sao Marcos II, município de Serra, ES
A Hipercolesterolemia é o denominador comum mais silencioso na atenção primária de saúde, sendo um grande desafio, pois também possui importante repercussão no estado de saúde da população. Na Unidade Básica de Saúde da Família Sao Marcos II, foram detectados diversos usuários com esta doença silenciosa, em quantidades maiores até do que aponta a literatura no assunto. Por estes motivos, decidimos abordar este problema como projeto de intervenção. OBJETIVO: reduzir a morbimortalidade por hipercolesterolemia, através de um plano de ações de educação em saúde da população. METODOLOGIA: a intervenção iniciou-se por meio de levantamentos de dados bibliográficos e epidemiológicos, onde identificou-se um total de 1.334 hipercolesterolêmicos registrados no SIAB na área de abrangência. Foram então escolhidos 50 usuários seleccionados por critérios de inclusão específicos e que serãodistribuídos em 2 grupos de 25 indivíduos. O projeto de intervenção consiste em oferecer atividades educativas , relacionadas à hipercolesterolemia para estes 2 grupos de usuáriose. O grupos acontecerão durante três meses, com carga horária total de 24 horas de atividades, segmentadas em períodos de 2 horas semanais. Inicialmente, será aplicado um questionário de 19 perguntas para avaliar o nível de conhecimento dos usuários. Para verificar o efeito das atividades educativas, o questionário será reaplicado ao final dos grupos. RESULTADOS ESPERADOS: espera-se uma efetiva mudança de hábitos e estilo de vida através do aumento de conhecimento sobre a Hipercolesterolemia, com a consequente melhoria na saúde e qualidade de vida destes usuários.




  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo dos Lipídeos (C18.452.584 )
  • Dislipidemias (C18.452.584.500 )
  • Hiperlipidemias (C18.452.584.500.500 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27633
09/Mar/2023