FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Abordagem da Demanda Livre na População Atendida pela Equipe de Saúde da Família Lorena, Engenho da Rainha, Rio de Janeiro - RJ
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
SAADI JUNIOR, Eduardo Saadi
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2023.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2023-03-09T00:38:36Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2023-03-09T00:38:36Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27655
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt_BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
FERREIRA, Micheli Leal
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Acolhimento
Agendamento de Consultas
Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: A atenção básica resolve quando bem preparada, e em sintonia com sua visão de serviços cerca de 90% das demandas da população. Mediante uma análise da realidade, escolhemos para intervenção o alto número de pessoas que procuram consulta em demanda livre na Equipe Lorena congestionando a agenda, diminuindo a oferta de serviços e consultas programadas, sobrecarregando a equipe, acarretando na diminuição do tempo necessário para uma melhor prestação de serviços e impossibilitando o planejamento e desenvolvimento de outros temas da atenção básica e da prestação de serviços ao usuário, inclusive um dos mais importantes que seria o acolhimento. Objetivo: Diminuir os atendimentos por demanda livre na população atendida pela Equipe de Saúde da Família de Lorena, Rio de Janeiro - RJ. Metodologia: As ações e estratégias foram implementadas entre setembro e dezembro de 2018, onde realizamos: Reuniões semanais de equipe; Intensificação das visitas de Agentes Comunitários; Momento informativo no pátio da unidade de saúde; Informação por meio de palestras e panfletos sobre como funciona o fluxo de serviços da unidade e a agenda programada; Foi estabelecido o horário entre 7 e 8 horas da manhã para avaliar exames de imagens, exames de laboratórios alterados e previamente filtrados pela equipe evitando que o usuário retorne inúmeras vezes a unidade sem horário marcado, aumentando a demanda livre. Resultados: Nossas maiores conquistas foram a diminuição da demanda espontânea em mais de 10 % dentro do período de estudo; o aumento da demanda programada; a melhoria no gerenciamento e otimização dos serviços oferecidos; o aumento no interesse dos profissionais de saúde em aprimorar a comunicação e aumentar o vínculo com o usuário a partir de uma proposta estratégica de ações que visavam otimizar os serviços e ofertar conhecimento à população como mecanismos de impulso para se alcançar os objetivos.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Abordagem da Demanda Livre na População Atendida pela Equipe de Saúde da Família Lorena, Engenho da Rainha, Rio de Janeiro - RJ
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