FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Abordagem da Demanda Livre na População Atendida pela Equipe de Saúde da Família Lorena, Engenho da Rainha, Rio de Janeiro - RJ
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
SAADI JUNIOR, Eduardo Saadi
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T00:38:36Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T00:38:36Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27655
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
FERREIRA, Micheli Leal
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Acolhimento
Agendamento de Consultas
Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A atenção básica resolve quando bem preparada, e em sintonia com sua visão de serviços cerca de 90% das demandas da população. Mediante uma análise da realidade, escolhemos para intervenção o alto número de pessoas que procuram consulta em demanda livre na Equipe Lorena congestionando a agenda, diminuindo a oferta de serviços e consultas programadas, sobrecarregando a equipe, acarretando na diminuição do tempo necessário para uma melhor prestação de serviços e impossibilitando o planejamento e desenvolvimento de outros temas da atenção básica e da prestação de serviços ao usuário, inclusive um dos mais importantes que seria o acolhimento. Objetivo: Diminuir os atendimentos por demanda livre na população atendida pela Equipe de Saúde da Família de Lorena, Rio de Janeiro - RJ. Metodologia: As ações e estratégias foram implementadas entre setembro e dezembro de 2018, onde realizamos: Reuniões semanais de equipe; Intensificação das visitas de Agentes Comunitários; Momento informativo no pátio da unidade de saúde; Informação por meio de palestras e panfletos sobre como funciona o fluxo de serviços da unidade e a agenda programada; Foi estabelecido o horário entre 7 e 8 horas da manhã para avaliar exames de imagens, exames de laboratórios alterados e previamente filtrados pela equipe evitando que o usuário retorne inúmeras vezes a unidade sem horário marcado, aumentando a demanda livre. Resultados: Nossas maiores conquistas foram a diminuição da demanda espontânea em mais de 10 % dentro do período de estudo; o aumento da demanda programada; a melhoria no gerenciamento e otimização dos serviços oferecidos; o aumento no interesse dos profissionais de saúde em aprimorar a comunicação e aumentar o vínculo com o usuário a partir de uma proposta estratégica de ações que visavam otimizar os serviços e ofertar conhecimento à população como mecanismos de impulso para se alcançar os objetivos.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Abordagem da Demanda Livre na População Atendida pela Equipe de Saúde da Família Lorena, Engenho da Rainha, Rio de Janeiro - RJ