FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Reestruturando o trabalho em equipe e a eficácia da triagem na melhoria da assistência em saúde
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
Com o crescimento exponencial da população do bairro Nova Suiça, em Nova Frigurbo/RJ, nos últimos anos, tornou-se importante definir uma reestruturação do modelo de trabalho da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF). Este projeto de intervenção baseou-se na experiência dos dias de trabalho e na observação de pontos passíveis de modificação pela profissional responsável por este estudo, para a melhoria da assistência em saúde advinda do Sistema Único de Sáude (SUS) nesta USF. Esta proposta tem por objetivo organizar o fluxo das demandas em saúde, através da melhor redistribuição das atribuições de cada profissional da equipe, buscando de maneira preventiva, dar prioridade na educação em saúde, informando e acolhendo a população por meio da ausculta humanizada e adequada a cada demanda. A ênfase deste trabalho está na importância da padronização no momento da triagem dentro da unidade, independente do profissional que acolhe esse usuário. A metodologia proposta utiliza-se de protocolos pre-existentes, como o protocolo de Manchester, para obter informações coletivas do território e também por meio de comunicações estruturadas em salas de reuniões para adaptamos esse projeto de intervenção ao cenário do dia-a-dia da Unidade. Espera-se com este projeto estabelecer uma boa relação usuário-equipe, tornando o trabalho mais eficiente, com redução de demandas espontaneas e programadas e também na resolução dos problemas de saúde deste usuário, promovendo melhoria do processo desde o acolhimento até o acompanhamento do paciente e, por vezes, o respectivo familiar ou responsável. Assim, acredita-se que a qualificação do modelo de trabalho pode trazer melhorias evidenciadas também no contexto social.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Estratégia Saúde da Família
Fluxo de Trabalho
Qualidade da Assistência à Saúde
Triagem
Fluxo de Trabalho
- CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (L )
- Ciência da Informação (L01 )
- Análise de Sistemas (L01.906 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Direito Sanitário (SP9 )
- Controle Social Formal (SP9.242 )
- Direitos Humanos (SP9.242.315 )
- Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )
- Acesso aos Serviços de Saúde (SP9.242.315.475.156 )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
- Atenção à Saúde (VS3.003 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Serviços Médicos de Emergência (N02.421.297 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Desastres (SP8 )
- Gestão de Desastres (SP8.570 )
- Operações em Desastres (SP8.570.747 )
- Resposta em Desastres (SP8.570.747.231 )
- Socorro em Desastres (SP8.570.747.231.830 )
- Resgate, Assistência e Proteção em Desastres (SP8.570.747.231.830.402 )
- Trabalho de Resgate (SP8.570.747.231.830.402.568 )
Data de submissão:
09/Mar/2023
Aparece na coleção: