FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Educação em saúde para prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica na unidade de saúde da família do Pilar IV - RJ
Introdução: a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um grave problema de saúde pública tanto no Brasil quanto mundo que contribui para o aumento da morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares. Por ser uma doença silenciosa, seu diagnóstico muitas vezes não é realizado em tempo correto, e quando diagnosticado, o desafio está na adesão e continuidade ao tratamento oferecido. Ações educativas na Atenção Primária podem estimular o desenvolvimento de autonomia do indivíduo, adesão ao tratamento medicamentoso e possibilitar espaços de discussões e orientações quanto à adoção de hábitos de vida saudáveis. Objetivo: o objetivo desse estudo é diminuir os novos casos e aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica na Unidade de Saúde da Família do Pilar IV. Metodologia: para realizar o projeto de intervenção será formada uma equipe multiprofissional com os profissionais de saúde que trabalham na USF do Pilar IV. Serão criados grupos de até 15 participantes que receberão atendimentos e participarão de encontros de educação em saúde. As ações previstas no programa serão compostas por: palestras que estimulem e debatam a importância da adoção de estilo de vida saudável e do tratamento medicamentoso adequado para a doença; e a realização de caminhadas orientadas no entorno das dependências da USF. Resultado esperados: espera-se que os pacientes com HAS sejam atendidos e acompanhados adequadamente e que tenham autonomia através do conhecimento sobre a doença e sobre os principais fatores de risco que afetam os pacientes com HAS, além disso, prevenir diminuir o número de hipertensos na região, complicações provenientes da falta de controle da doença e, conseguir maior adesão dos pacientes ao tratamento não medicamentoso estimulando mudanças no estilo de vida como uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27892
09/Mar/2023