FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Satisfação dos usuários e os motivos da busca contínua por atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS)
Introdução: O problema a ser trabalhado na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Luz Filho, também denominada de Várzea II, é a procura contínua pelo serviço de saúde por parte dos usuários. Os usuários hiperutilizadores são aqueles que visitam repetidamente os serviços com sintomas múltiplos, não específicos e, muitas vezes, difíceis de tratar. Objetivo: Objetivando identificar e compreender os motivos da busca contínua dos usuários por atendimento na UBS, sugere-se como intervenção a implementação de um questionário. Métodos: O propósito deste, é realizar uma pesquisa de satisfação e opinião dos usuários em relação aos atendimentos prestados pela equipe de saúde. Esse questionário será aplicado aos usuários da UBS que realizarem uma consulta médica ou de enfermagem no período de janeiro a junho de 2021, e ele o preencherá de maneira voluntária após explanação dos objetivos e proposta do projeto. O questionário contará com questões objetivas, para avaliação da satisfação em relação aos atendimentos prestados, e questões subjetivas, que possibilitarão a sugestão de melhorais. Além disso, visa identificar a opinião do paciente em relação ao ambiente físico da UBS, bem como os tipos de atividades promovidas pela equipe da UBS que desejam participar. Assim, essa intervenção possibilitará o entendimento do nível de satisfação dos usuários e, consequentemente, promover as modificações necessárias para o aumento da satisfação, e assim, sanar a demanda de maneira efetiva, reduzindo a necessidade de buscas frequentes consequentes da incapacidade do cumprimento da expectativa dos usuários. Resultados esperados: O resultado esperado é conhecer verdadeiramente o usuário frequentador da UBS, suas demandas, e assim, proporcionar a ele um cuidado ampliado de saúde, de tal modo que se sinta satisfeito após frequentá-la e, mais do que isso, sinta-se bem e saudável.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • Atenção Primária à Saúde (N04.590.233.727 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Assistência Integral à Saúde (SP2.280 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Direito Sanitário (SP9 )
  • Controle Social Formal (SP9.242 )
  • Direitos Humanos (SP9.242.315 )
  • Direitos do Paciente (SP9.242.315.395 )
Avaliação de Eficácia

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28141
09/Mar/2023