FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Diminuição do absenteísmo na UBS Ary Giombelli (Ipumirim - SC)
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
INTRODUÇÃO: Alocado desde 2017 no município de Ipumirim - SC, percebi um problema relevante: a falta a consulta médica sem aviso prévio. Esse dado foi coletado através do diagnóstico social e percepção, tanto pessoal quanto da equipe de saúde. Este problema abrange o serviço de saúde devido a preparação para receber o paciente faltante e, indiretamente, os demais munícipes, visto que uma vaga de consulta não é aproveitada. OBJETIVO GERAL: Reduzir os índices de faltas as consultas e procedimentos médicos por meio da comunicação com os usuários do serviço de saúde. METODOLOGIA: O público participante da intervenção foi composto pelos pacientes atendidos pela ESF e pelos próprios funcionários da Unidade, especialmente equipe de recepção e ACSs. Primeiramente, foi realizado uma reunião entre a equipe da ESF para explanação da ideia e discussão sobre as estratégias para a redução no índice de faltas dos usuários nas consultas e procedimentos médicos nos serviços de saúde. Em um segundo momento, houve a orientação diária aos pacientes sobre as competências da ESF e da necessidade de otimização das mesmas. Nesse mesmo momento de tempo, foi realizado pelas recepcionistas da UBS, o contato telefônico prévio (antecedência de 24h) com os pacientes, confirmando ou não a presença do paciente na consulta no dia seguinte, além de, sempre que houver visita domiciliar por parte de Agentes Comunitários de Saúde, relembrar o paciente acerca da data agendada para a consulta e/ou procedimento. Por último realizou-se uma reunião para explanação e discussão dos resultados obtidos, além de planejar a possível continuidade desse método de trabalho. RESULTADOS ESPERADOS: A metodologia do meu projeto foi aplicado e alcançou o objetivo, pois o absenteísmo diminuiu, além dos atrasos ou chegada precoce do paciente a ESF, que gerava aglomeração.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Absenteísmo
Acesso aos Serviços de Saúde
Agendamento de Consultas
Comunicação
Acesso aos Serviços de Saúde
Agendamento de Consultas
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Organização e Administração (N04.452 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Comportamento (F01.145 )
- CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (L )
- Ciência da Informação (L01 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Desastres (SP8 )
- Gestão de Desastres (SP8.570 )
- Redução de Riscos de Desastres (SP8.570.498 )
- Prevenção de Desastres (SP8.570.498.789 )
Data de submissão:
09/Mar/2023
Aparece na coleção: