FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Reorganização do sistema de consultas médicas e qualificação da assistência na Estratégia Saúde da Família Santo André, em Lajeado-RS
Introdução: A relação médico-paciente é fundamental para acolher, ouvir as queixas e entender o contexto no momento do atendimento. No Brasil, o tempo médio de consulta varia de cinco a oito minutos por paciente. Uma consulta tão curta pode afetar negativamente no cuidado ao paciente e na carga de trabalho e estresse do profissional. Em vista disso, motivou-se para desenvolver este projeto de intervenção, com a finalidade de resgatar a identidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santo André, mantendo equilíbrio entre o quantitativo de consultas e a qualidade da assistência prestada. Objetivo: Reorganizar o sistema de consultas médicas na ESF Santo André, em Lajeado/RS, para qualificar a assistência prestada. Metodologia: Este projeto está em desenvolvimento desde 2019. Foram realizadas reuniões para discutir com a equipe a proposta e pensar estratégias em conjunto, utilizando as competências/atribuições de cada profissional. Identificou-se a necessidade de direcionar a reorganização das consultas médicas inicialmente reestruturando os atendimentos à demanda espontânea/acolhimento. Na realidade atual, percebe-se que há situações clínicas que demandam atendimento médico imediato, algumas podem ser agendadas e outras são de governabilidade da enfermeira e da equipe de enfermagem. Assim, após o acolhimento, o paciente é classificado em grupo de rastreio ou grupo das consultas médicas para abordagem diagnóstica e seguimento clínico. A separação da agenda favorece a organização do tempo de consulta pelo médico, dando prioridade aos usuários com maiores demandas em primeiro plano. Neste processo, está sendo priorizado o cuidado ampliado em saúde dos usuários, por meio de consultas multiprofissionais/multidisciplinares. Resultados Esperados: Espera-se com este projeto de intervenção reorganizar o sistema de consultas médicas na ESF Santo André, em Lajeado/RS, qualificando dessa forma, a assistência prestada e ampliando o acesso para a população. Além disso, será possível trabalhar em equipe com maior entrosamento e clareza da atuação de cada profissional.


  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )



  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Direito Sanitário (SP9 )
  • Controle Social Formal (SP9.242 )
  • Direitos Humanos (SP9.242.315 )
  • Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )
  • Acesso aos Serviços de Saúde (SP9.242.315.475.156 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
  • Atenção à Saúde (VS3.003 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28228
09/Mar/2023