FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A relação Profissional-Paciente: acabando com preconceitos e obtendo diagnósticos eficazes
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
GHINZELLI, Alana Tieppo
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2023.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2023-03-09T00:52:57Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2023-03-09T00:52:57Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28235
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt_BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
SAIORON, Isabela
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Assistência ao Paciente
Capacitação Profissional
Detecção Precoce de Câncer
Relações Profissional
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: A falta de confiança entre médico e paciente é um fator determinante para a eficácia de um diagnóstico. A Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Onofre, localizado em Viamão (RS), abrande uma comunidade em que se percebe que a saúde fica em segundo plano, pois a prioridade é trabalhar para o sustento básico de um lar e família. Um dos problemas evidentes é o preconceito que gera o aumento do câncer de próstata, porque o exame de toque é visto como piada perante alguns homens. Por mais que o preventivo seja importante a partir dos 45 anos de idade, muitos fogem dessa responsabilidade, consequentemente adiando um diagnóstico precoce, procurando o médico somente quando a situação está crítica. Diante deste contexto, percebe-se que os profissionais da saúde precisam estar capacitados para receber esse público da melhor forma possível, através de uma boa comunicação capaz de quebrar os tabus e preconceitos, facilitando o atendimento. É necessário ser empático, porém firme, para que o paciente possa sentir que o profissional entende a situação e fará o possível para solucionar o problema. Objetivo geral: analisar como a confiança entre médico e paciente pode mudar o atendimento à saúde da comunidade. Metodologia: realizar-se-á uma capacitação com os profissionais com dinâmicas, discussões e reflexões para progredir no acolhimento, modificando o jeito de se lidar com os pacientes que buscam a Unidade. A mesma ocorrerá na própria Unidade e terá destaque para o diagnóstico do câncer de próstata. Resultados esperados: favorecer a confiança entre a equipe de saúde e o paciente. Acredita-se que a capacitação com esse foco fará os profissionais pensarem e agirem com empatia e profissionalismo com os pacientes, facilitando a comunicação, e acabando com os preconceitos construídos pela sociedade.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
A relação Profissional-Paciente: acabando com preconceitos e obtendo diagnósticos eficazes
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