FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Organização do atendimento na Atenção Básica em Saúde: uma ação na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, município de Joinville, estado de Santa Catarina
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
UMEMIYA, Karen Tae Yamaguchi
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T00:56:38Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T00:56:38Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28353
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
QUEIROZ, Larissa De Abreu
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Absenteísmo
Acesso aos Serviços de Saúde
Acolhimento
Agendamento de Consultas
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: A Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero está localizada no município de Joinville, estado de Santa Catarina, e tem como queixa mais comum por parte da população atendida, a demora no agendamento das consultas médicas. Sabe-se que a Atenção Básica é a porta de entrada para o atendimento da comunidade e o acompanhamento frequente dos pacientes, especialmente aqueles com doenças crônicas, é bastante importante. Por esse motivo, elencou-se como importante otimizar a agenda e a abertura de mais vagas para o atendimento da comunidade adscrita. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo, então, organizar a agenda de consultas médicas na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, no município de Joinville, Santa Catarina. Metodologia: A ação está dividida em três etapas. A primeira, já realizada, consistiu na realização de ligações telefônicas pelas Agentes Comunitárias de Saúde para confirmação de consultas médicas e no remanejamento de novos pacientes diante de desistências. Na segunda etapa, em andamento, foi levantado o número de pessoas que fazem uso de medicamentos controlados e agrupados casos semelhantes para desenvolvimento de ações de educação em saúde posteriormente. Na última etapa será realizado treinamento entre enfermeiro e médico visando a solução e otimização de demandas por meio de escuta qualificada. Resultados Esperados: Diante do que já foi executado, houve diminuição das faltas em consultas médicas agendadas e, consequentemente, otimização do tempo de trabalho do médico. Espera-se que com a realização dos grupos o número de receitas controladas devido às medidas de educação em saúde e a corresponsabilização de cada paciente com seu tratamento. Essa mudança, juntamente com a capacitação dos profissionais, irá aumentar a oferta de consultas, o sentimento de acolhimento e vinculação por parte do paciente e a qualidade da escuta da equipe multiprofissional. Acredita-se que esta ação irá evitar agravamento de muitas doenças e gastos na Atenção Terciária, bem como insatisfação do usuário acerca do atendimento na Unidade.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Organização do atendimento na Atenção Básica em Saúde: uma ação na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, município de Joinville, estado de Santa Catarina