FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Organização do atendimento na Atenção Básica em Saúde: uma ação na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, município de Joinville, estado de Santa Catarina
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
UMEMIYA, Karen Tae Yamaguchi
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2023.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2023-03-09T00:56:38Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2023-03-09T00:56:38Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28353
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt_BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
QUEIROZ, Larissa De Abreu
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Absenteísmo
Acesso aos Serviços de Saúde
Acolhimento
Agendamento de Consultas
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: A Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero está localizada no município de Joinville, estado de Santa Catarina, e tem como queixa mais comum por parte da população atendida, a demora no agendamento das consultas médicas. Sabe-se que a Atenção Básica é a porta de entrada para o atendimento da comunidade e o acompanhamento frequente dos pacientes, especialmente aqueles com doenças crônicas, é bastante importante. Por esse motivo, elencou-se como importante otimizar a agenda e a abertura de mais vagas para o atendimento da comunidade adscrita. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo, então, organizar a agenda de consultas médicas na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, no município de Joinville, Santa Catarina. Metodologia: A ação está dividida em três etapas. A primeira, já realizada, consistiu na realização de ligações telefônicas pelas Agentes Comunitárias de Saúde para confirmação de consultas médicas e no remanejamento de novos pacientes diante de desistências. Na segunda etapa, em andamento, foi levantado o número de pessoas que fazem uso de medicamentos controlados e agrupados casos semelhantes para desenvolvimento de ações de educação em saúde posteriormente. Na última etapa será realizado treinamento entre enfermeiro e médico visando a solução e otimização de demandas por meio de escuta qualificada. Resultados Esperados: Diante do que já foi executado, houve diminuição das faltas em consultas médicas agendadas e, consequentemente, otimização do tempo de trabalho do médico. Espera-se que com a realização dos grupos o número de receitas controladas devido às medidas de educação em saúde e a corresponsabilização de cada paciente com seu tratamento. Essa mudança, juntamente com a capacitação dos profissionais, irá aumentar a oferta de consultas, o sentimento de acolhimento e vinculação por parte do paciente e a qualidade da escuta da equipe multiprofissional. Acredita-se que esta ação irá evitar agravamento de muitas doenças e gastos na Atenção Terciária, bem como insatisfação do usuário acerca do atendimento na Unidade.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Organização do atendimento na Atenção Básica em Saúde: uma ação na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, município de Joinville, estado de Santa Catarina
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