FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Organização do atendimento na Atenção Básica em Saúde: uma ação na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, município de Joinville, estado de Santa Catarina
Introdução: A Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero está localizada no município de Joinville, estado de Santa Catarina, e tem como queixa mais comum por parte da população atendida, a demora no agendamento das consultas médicas. Sabe-se que a Atenção Básica é a porta de entrada para o atendimento da comunidade e o acompanhamento frequente dos pacientes, especialmente aqueles com doenças crônicas, é bastante importante. Por esse motivo, elencou-se como importante otimizar a agenda e a abertura de mais vagas para o atendimento da comunidade adscrita. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo, então, organizar a agenda de consultas médicas na Unidade de Saúde Belquise Ana Quintero, no município de Joinville, Santa Catarina. Metodologia: A ação está dividida em três etapas. A primeira, já realizada, consistiu na realização de ligações telefônicas pelas Agentes Comunitárias de Saúde para confirmação de consultas médicas e no remanejamento de novos pacientes diante de desistências. Na segunda etapa, em andamento, foi levantado o número de pessoas que fazem uso de medicamentos controlados e agrupados casos semelhantes para desenvolvimento de ações de educação em saúde posteriormente. Na última etapa será realizado treinamento entre enfermeiro e médico visando a solução e otimização de demandas por meio de escuta qualificada. Resultados Esperados: Diante do que já foi executado, houve diminuição das faltas em consultas médicas agendadas e, consequentemente, otimização do tempo de trabalho do médico. Espera-se que com a realização dos grupos o número de receitas controladas devido às medidas de educação em saúde e a corresponsabilização de cada paciente com seu tratamento. Essa mudança, juntamente com a capacitação dos profissionais, irá aumentar a oferta de consultas, o sentimento de acolhimento e vinculação por parte do paciente e a qualidade da escuta da equipe multiprofissional. Acredita-se que esta ação irá evitar agravamento de muitas doenças e gastos na Atenção Terciária, bem como insatisfação do usuário acerca do atendimento na Unidade.

  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Fenômenos Psicológicos (F02 )
  • Psicologia Aplicada (F02.784 )
  • Psicologia Industrial (F02.784.692 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Desastres (SP8 )
  • Acidentes (SP8.095 )
  • Consequências de Acidentes (SP8.095.830 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância Sanitária Ambiental (VS4 )
  • Vigilância em Saúde do Trabalhador (VS4.002 )
  • Saúde Ocupacional (VS4.002.001 )
  • Medicina do Trabalho (VS4.002.001.002 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Atenção à Saúde (N04.590.374 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • Atenção à Saúde (N05.300 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
  • Política de Saúde (SP1.852 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Direito Sanitário (SP9 )
  • Controle Social Formal (SP9.242 )
  • Direitos Humanos (SP9.242.315 )
  • Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )


  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28353
09/Mar/2023