FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Construindo uma política em saúde baseada em educação continuada e focada nos problemas locais
Por muitos anos, as políticas de saúde foram formuladas a partir de decisões monocráticas, o que não cabe mais em uma democracia. Aspectos culturais e socioeconômicos interferem diretamente na implementação de medidas preventivas para as comunidades. O que achamos poder intervir a partir de educação continuada e da criação de rotinas que estimulem a participação da sociedade. O objetivo desse trabalho é mostrar os caminhos a serem seguidos pelas Estratégias de Saúde da Família e, assim, construir uma política de saúde participativa e focada nos problemas locais. Os conceitos utilizados abordam estigmas culturais, genealogia da população, políticas utilizadas no passado e proposições futuras. Para alcançar os objetivos propostos, primeiramente será elaborado um plano de educação continuada com foco sobre as políticas de saúde participativa. Visamos também coletar dados importantes sobre os pacientes, ao mesmo tempo em que discutiremos questões básicas de higiene, saúde, bem estar, planejamento familiar e segurança do trabalho. Por fim, propomos a realização de assembleias para traçar a melhor estratégia para implementar uma política de saúde que contemple a criação de Conselhos de Saúde. A finalidade é traçar um “padrão” que possa ser trabalhado focado nos problemas locais e aplicado na comunidade, para melhorar a saúde e bem estar da população. Assim, o trabalho transcorrerá a partir do método conceitual-analítico, visto que utilizaremos conceitos e ideias de outros autores, semelhantes com os nossos objetivos, para a construção de uma análise científica sobre o nosso objeto de estudo. Esse projeto busca estimular o debate acerca de direitos e deveres individuais e coletivos, propondo uma saída inovadora para otimizar os trabalhos envidados pelas equipes de saúde da família. Com isso, espera-se estreitar os vínculos entre a comunidade e as equipes, ampliar a participação da comunidade na resolução dos problemas locais e proporcionar maior qualidade de vida à população.

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )


  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Atividades Humanas (I03 )
  • Atividades Cotidianas (I03.050 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Desastres (SP8 )
  • Gestão de Desastres (SP8.570 )
  • Redução de Riscos de Desastres (SP8.570.498 )
  • Preparação em Desastres (SP8.570.498.526 )
  • Planejamento em Desastres (SP8.570.498.526.628 )
  • Planejamento Social (SP8.570.498.526.628.528 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • Políticas (I01.655 )
  • Políticas de Controle Social (I01.655.500 )
  • Política Pública (I01.655.500.608 )
  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • Sociologia (I01.880 )
  • Controle Social Formal (I01.880.604 )
  • Políticas de Controle Social (I01.880.604.825 )
  • Política Pública (I01.880.604.825.608 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Economia e Organizações de Saúde (N03 )
  • Políticas (N03.623 )
  • Políticas de Controle Social (N03.623.500 )
  • Política Pública (N03.623.500.608 )
  • CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
  • Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
  • Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (SH1.010 )
  • Política Pública (SH1.010.010 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Sistema de Vigilância em Saúde (VS1 )
  • Política Nacional de Vigilância Sanitária (VS1.001 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Ciências Sociais (I01 )
  • Sociologia (I01.880 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Estudos Populacionais em Saúde Pública (SP3 )
  • Ciências Sociais (SP3.311 )
  • Sociologia (SP3.311.900 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28374
09/Mar/2023