FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PROJETO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADO AOS ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL RIO PRETO DA EVA DO MUNICÍPIO DE RIO PRETO DA EVA - AMAZONAS
O presente projeto tem como meta aumentar o nível do conhecimento sobre IST dos alunos de ambos os sexos do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Rio Preto através de estratégia de educação em saúde. Para isso realizou-se quatro encontros, aplicação de questionário para avaliar o conhecimento sobre IST. Foi realizado atividade educativas, como palestras, abordando conceitos e tipos de ISTs; dinâmica grupal sobre proteção, prevenção e complicações; debate sobre uso de preservativos e suas vantagens com o objetivo principal de aplicar a educação em saúde direcionados ao estímulo do autocuidado cuidado do corpo que habita, para adolescentes relacionado a sexualidade. As infecções sexualmente transmissíveis são prevalentes na adolescência e facilitadoras da contaminação pelo HIV. A baixa idade das primeiras relações sexuais, a variabilidade de parceiros, a falta de pensamento abstrato dos adolescentes e a liberação sexual, o não uso de preservativo e o uso de drogas ilícitas são apontados como alguns fatores de risco, às infecções sexualmente transmissíveis. Portanto o acesso a informações legitimas e objetivas são extremamente necessárias para a promoção da saúde e da prática efetiva do autocuidado. Espera-se com esta intervenção ampliar os conceitos e valores de prevenção e promoção da saúde sexual durante o desenvolvimento da vida afetiva e sexual desses adolescentes.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )

  • DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
  • Ocupações em Saúde (H02 )
  • Medicina (H02.403 )
O CEDENTE(s), por meio deste instrumento, CEDE e TRANSFERE, gratuitamente, a UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE e UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, doravante denominadas CESSIONÁRIAS, em caráter permanente, irrevogável e NÃO EXCLUSIVO, os direitos patrimoniais NÃO COMERCIAIS de utilização da(s) obra(s) artística(s) e/ou intelectuais(s), referentes ao TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Especialização em Saúde da Família e Comunidade, das quais declara ser (co)autor(a) e titular, durante o prazo de duração dos direitos autorais, em qualquer idioma e em todos os países.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28993
03/Apr/2023