FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ESCOLARES DA ESCOLA FLORESTA ENCANTADA – ALTA FLORESTA D’OESTE, RO
Puericultura é um dos pilares da saúde materno infantil, pois quando abordamos de maneira complementar, englobando a família os resultados será mais promissor. Foi desenvolvido um trabalho de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Escola Municipal Floresta Encantada, localizada no Município de Alta Floresta D’Oeste, Rondônia. E consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Unidade Básica de Saúde Jorge Teixeira com crianças desde o nascimento aos 12 anos de idade. Na escola foram avaliadas crianças dos 3 aos 9 anos no período vespertino. O total de alunos neste período foi de 220 crianças, destas, 177 foram avaliadas. Foram coletados dados antropométricos e analisados conforme as curvas da OMS, classificados e elaborado cartas da condição de saúde da criança aos pais e os necessitados de intervenção médica com a intenção de encaminhá-los à UBSF. Também atuação em educação em saúde na escola e divulgação do projeto e a importância da puericultura. Dos temas definidos pela equipe foi realizada atividade de higiene corporal e bucal. A consulta na UBSF foi feita por meio do agendamento. Durante o pré-natal os profissionais divulgaram a importância do projeto aos responsáveis enfatizando a necessidade da continuidade do acompanhamento por meio da puericultura, após alta do pré-natal. Esta parte do projeto foi implantada e está em continuidade, pois é feito dentro da UBSF. Foram analisadas 101 crianças destas, 32 menores de 1 ano de idade e 69 entre 1 e 12 anos de idade. Coletado dados antropométricos, classificadas de acordo com as curvas da OMS. Anotado dúvida dos pais, problema de saúde associado em um livro ata. Foi possível trabalhar com os responsáveis com suas dúvidas, anseios, crenças, analisando os determinantes sociais e sobre os cuidados e alterações esperadas de cada faixa etária, orientações preventivas e o acompanhamento de maneira individual.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3436
26/Jun/2016

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I)
  • Ciências Sociais (I01)
  • Sociologia (I01.880)
  • Seguridade Social (I01.880.787)
  • Bem-Estar da Criança (I01.880.787.293)
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N)
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02)
  • Serviços de Saúde (N02.421)


  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I)
  • Educação (I02)
  • Educação não Profissionalizante (I02.233)
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N)
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02)
  • Serviços de Saúde (N02.421)
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726)
  • SAÚDE PÚBLICA (SP)
  • Atenção à Saúde (SP2)
  • Promoção da Saúde (SP2.021)
  • SAÚDE PÚBLICA (SP)
  • Desastres (SP8)
  • Administração de Desastres (SP8.946)
  • Educação em Desastres (SP8.946.234)