FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Orientação na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em escolares da rede pública de ensino
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde do Adolescente e do Jovem
(dc.contributor.author )
Silva, Luciele Pereira da
(dc.date.accepted )
2015-03-30
(dc.date.available )
2016-06-27T02:28:33Z
(dc.date.accessioned )
2016-06-27T02:28:33Z
(dc.rights.holder )
LUCIELE PEREIRA DA SILVA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3449
(dc.format.extent )
19
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
FERNANDES, MARLEIDE APARECIDA
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Intervenção Educativa
(dc.subject.decs )
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
Objetivo: Sensibilizar os jovens entre 12 a 18 anos matriculados em escolas públicas de Ensino Médio e fundamental sobre a prevenção de DST’s a utilização correta do preservativo. Método: trata-se de uma pesquisa com revisão de literatura com utilização de bases de dados virtuais. Pesquisa de caráter quantitativo com utilização de metodologias ativas de aprendizado. Resultados: A dinâmica Jogo da Memória, obteve-se dos alunos uma participação de 80% (oitenta por cento) em relação ao tema, tivemos um acerto de 85% dos alunos participantes em relação a ligação da imagem e pergunta abordada. Na dinâmica utilização do preservativo, obteve-se uma participação de 85% dos alunos e foi observada, uma maior participação dos alunos do nono ano em relação aos demais. Na dinâmica “batata quente” foi utilizada perguntas norteadoras, a pergunta que teve maior frequência foi: 3. Se alguém falar: Não tenho camisinha comigo. O que Você responde? As respostas foram unanimes: “Não transo com você enquanto não tiver uma camisinha”. Conclusão: Foi observado durante as ações, que os alunos possuíam certo receio em falar sobre o tema DST’s e os professores informaram que sentem dificuldade em abordar o referido assunto, devido os mesmos não serem da área da saúde, e não se sentirem preparados para falar sobre um assunto tão polêmico em sala de aula. Desta forma propõe-se uma capacitação dos professores por profissionais da área da saúde acerca do tema, e uma parceria entre saúde e educação para a realização de palestras e dinâmicas.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Orientação na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em escolares da rede pública de ensino