FICHA TÉCNICA DO RECURSO
ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA: ESTRATÉGIAS PARA (RE) ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Promoção da Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Oliveira, Daiane Santos
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2013-06-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-03T11:07:14Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-03T11:07:14Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
DAIANE SANTOS OLIVEIRA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4178
Extensão
(dc.format.extent
)
47
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
BATISTON, ADRIANE PIRES
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Serviços de Saúde
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Acolhimento
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
Este projeto teve como objetivo implantar estratégias para (re) organização da Unidade de Saúde da Família a fim de melhorar o acolhimento/acesso dos usuários. Para tanto buscou-se descrever o processo de implantação das estratégias de acolhimento para melhoria do acesso; Discutir o acolhimento da demanda espontânea como forma de (re) organização do serviço e Identificar os fatores que influenciam a implantação do acolhimento no serviço. Trata-se de um projeto de intervenção, que utilizou como metodologia a educação permanente, com base em oficinas educativas com vistas a sensibilizar a comunidade e a equipe da unidade sobre a importância do acolhimento na (re) organização do serviço. Teve como sujeitos os trabalhadores da unidade de saúde e como cenário de estudo a Unidade de Saúde da Família de Coroa, localizada em Vera Cruz (BA). Dentre as estratégias implantadas destacou-se: Sensibilização da equipe e da comunidade através de oficina local para construção e (re) organização do processo de trabalho da equipe, oficina central com a equipe de enfermagem para discussão de fluxos assistenciais e palestras na sala de espera informando a comunidade sobre a nova organização da equipe para o acolhimento. Adequação do processo de trabalho através da definição de fluxos assistenciais para atendimento, escala de rodízio dos ‘acolhedores’ do dia e registro sistemático dos acolhimentos nos prontuários de todos os usuários atendidos. Implantação de classificação de risco através da utilização de protocolo com perguntas norteadoras na avaliação de classificação de risco e triagem clínica a demanda espontânea e agendamento qualificado. Registro, monitoramento e análise dos dados através de registro diário das queixas da demanda espontânea, para além do prontuário e sistematização e consolidação mensal dos dados. Adaptação da estrutura física e materiais da USF determinando local específico para o acolhimento e equipando a sala com os recursos materiais necessários. Concluiu-se que, no período de novembro e dezembro/2012 as estratégias para implantação do acolhimento foram realizadas de forma integral. Porém, os objetivos do Projeto de Intervenção não foram totalmente atingidos devido à continuidade das propostas perderem força com a redução da equipe de trabalho que liderava a linha de frente do acolhimento.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA: ESTRATÉGIAS PARA (RE) ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO
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