FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção educativa no controle da hipertensão arterial
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Hipertensão
Autor
(dc.contributor.author
)
FREEMAN, Dilaila Tejeda
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-10T12:02:09Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-10T12:02:09Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5713
Extensão
(dc.format.extent
)
30
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CORRÊA, Edison José
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Prevenção de Doenças
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
O presente trabalho objetiva uma proposta de intervenção para o controle da hipertensão arterial sistêmica, na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família 32, da Unidade Básica de Saúde Arvoredo, em Contagem, Minas Gerais. É apresentada uma revisão das principais causas que influenciam negativamente no acompanhamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Atenção Primaria da Saúde (APS). Tendo em conta que a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, é grande a responsabilidade da equipe da saúde na atenção aos hipertensos. Objetivou-se, portanto, atuar na questão do conhecimento da Equipe de Saúde da Família e da comunidade na prevenção e controle da hipertensão arterial. Utilizando o método do Planejamento Estratégico Situacional são propostas, ações (projetos), produtos esperados, recursos necessários, responsáveis, cronograma e sistema de avaliação e acompanhamento para quatro nós críticos: pouca importância e desconhecimento dos gestores da saúde na implementação da Atenção Primária à Saúde; pouco conhecimento da importância da prevenção da hipertensão pelos integrantes da equipe e sua repercussão no individuo, família e sociedade; pouca cultura sanitária da população; desmotivação pelos profissionais da equipe da saúde, devido ao intenso trabalho e não planejamento das atividades e prioridade a demanda espontânea da população. Conclui-se que as ações educativas devem ser implementadas junto à equipe da saúde e à comunidade, considerando que elas podem influenciar no aprimoramento da assistência às pessoas hipertensas.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção educativa no controle da hipertensão arterial
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