FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa no controle da hipertensão arterial
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Hipertensão
(dc.contributor.author )
FREEMAN, Dilaila Tejeda
(dc.date.accepted )
2015
(dc.date.available )
2016-10-10T12:02:09Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-10T12:02:09Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5713
(dc.format.extent )
30
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
CORRÊA, Edison José
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Prevenção de Doenças
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
O presente trabalho objetiva uma proposta de intervenção para o controle da hipertensão arterial sistêmica, na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família 32, da Unidade Básica de Saúde Arvoredo, em Contagem, Minas Gerais. É apresentada uma revisão das principais causas que influenciam negativamente no acompanhamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Atenção Primaria da Saúde (APS). Tendo em conta que a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, é grande a responsabilidade da equipe da saúde na atenção aos hipertensos. Objetivou-se, portanto, atuar na questão do conhecimento da Equipe de Saúde da Família e da comunidade na prevenção e controle da hipertensão arterial. Utilizando o método do Planejamento Estratégico Situacional são propostas, ações (projetos), produtos esperados, recursos necessários, responsáveis, cronograma e sistema de avaliação e acompanhamento para quatro nós críticos: pouca importância e desconhecimento dos gestores da saúde na implementação da Atenção Primária à Saúde; pouco conhecimento da importância da prevenção da hipertensão pelos integrantes da equipe e sua repercussão no individuo, família e sociedade; pouca cultura sanitária da população; desmotivação pelos profissionais da equipe da saúde, devido ao intenso trabalho e não planejamento das atividades e prioridade a demanda espontânea da população. Conclui-se que as ações educativas devem ser implementadas junto à equipe da saúde e à comunidade, considerando que elas podem influenciar no aprimoramento da assistência às pessoas hipertensas.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenção educativa no controle da hipertensão arterial