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59 RESULTADOS (31 a 40)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto inicia definindo o que é puericultura, assim como supervisão de saúde e coloca itens a serem observados, tais como desenvolvimento, performance escolar, condições psicossociais, imunizações, exame físico, entre outros. Fala ainda do objetivo da puericultura e indica o guia de procedimentos que funciona como check-list, além de referênci...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    Este objeto começa alertando sobre o número de episódios de infecção respiratória aguda em crianças residentes em zona rural e urbana. Segue mostrando um quadro com os oito principais problemas infecciosos respiratórios agudos mais comuns e como efetuar a avaliação destes problemas. Enfatiza ainda sobre o retorno ou a procura ao atendimento de u...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto abre informando que o exame dos olhos deve ser realizado em toda consulta de puericultura, a partir do período neonatal. Mostra algumas questões devem ser analisadas sobre a história ocular no momento do exame de olhos. Apresenta um quadro onde caracteriza as diferenças nos procedimentos para duas faixas etárias: do nascimento até os 3 ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    01/Oct/2012
    Este objeto começa indicando que, por ser tudo novidade, toda criança acaba ficando apreensiva na clínica odontológica, e por isso é preciso que o profissional desempenhe com cuidado o preparo psicológico da criança, além de mobilizar-se junto à equipe para evitar que a procura por consulta odontológica só ocorra por necessidade de intervenção. ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto mostra a febre como uma intercorrência, embora representativa de uma série de alterações correlacionadas ao processo de adoecimento. Segue tecendo comentários sobre como ela é habitualmente a principal queixa que traz muitas das famílias às unidades de saúde, e lembra que o controle da temperatura é feito pelo hipotálamo a partir dos c...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto alerta aos profissionais de saúde sobre os dez problemas agudos mais comuns encontrados nos recém-nascidos e lactentes, e que precisam ser conhecidos. Mostra um quadro com explicações de cada um deles, a saber: obstrução nasal, conjuntivite química neonatal, refluxo gastroesofágico, cólicas do recém-nascido, granuloma umbilical, hérnia ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    01/Oct/2012
    O objeto começa mencionando o Programa Brasil Sorridente, que foi originado pela priorização da Saúde Bucal na atual gestão do Ministério da Saúde. Comenta sobre a ampliação do acesso aos serviços de Atenção Básica em Saúde Bucal e de Atenção Especializada, especialmente através da implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), b...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    01/Oct/2012
    Este objeto começa enaltecendo a fluoretação da água como sendo um método seguro, simples, efetivo, econômico, coletivo e recomendado por praticamente todas as organizações de saúde e que há mais de cinco décadas vem sendo utilizado no controle da cárie dentária, resultando em uma redução nos índices de cárie de até 60%. Comenta sobre os aspecto...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto inicia declarando que doenças infecciosas como a otite e a diarreia são relevantes e merecem destaque no cuidado da saúde da criança. Mostra a otite média aguda (OMA) e as condições em que esta pode não precisar de antibióticos, mas também quais medicamentos são recomendados nos casos que precisam, e logo em seguida mostra a diarreia ag...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Atenção integral às doenças prevalentes na infância O tópico aborda a importância do planejamento do trabalho em equipe, da organização do fluxo de atendimento à criança, do conhecimento dos indicadores de saúde para avaliação dos fatores de risco e o planejamento de ações individuais e coletivas, bem como de ações educativas e da co...