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59 RESULTADOS (1 a 10)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto começa afirmando que a febre é habitualmente a principal queixa que leva muitas famílias às Unidades de Saúde, bem como preocupa consideravelmente no ambiente hospitalar. Fala que o controle da temperatura vai se aprimorando nas faixas etárias mais avançadas. Em seguida destaca que febre é um sintoma e que esse assunto deve ser explicad...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Introdução O tópico mostra como SUS recebeu do ECA (1990) a atribuição especial de promover à criança e ao adolescente os direitos à Atenção Integral, exigindo dos profissionais envolvimento redobrado, ampliando olhar além das questões clínicas. Apresenta a Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e da Redução da Mor...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – A consulta de puericultura O tópico aborda questões do cotidiano de atenção integral à saúde da criança como o rastreamento de doenças, rotina de avaliação, adequação de altura, exames físicos e imunizações, mostrando a importância do inquérito, da análise dos marcos de desenvolvimento e desempenho, da avaliação das condições psicoló...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Problemas mais comuns nos récem-nascidos e lactantes O tópico apresenta os problemas mais comuns encontrados em récem-nascidos e lactantes, causas e cuidados para prevenção e tratamento: obstrução nasal, cólica em récem-nascidos, granuloma umbilical, hérnia umbilical, hérnia inguinal, monilíase oral e perineal. Tópico 2 – Avaliação ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1- Comunicação com a criança e a família O tópico propõe que desde a concepção a criança sofre as consequências das condições sociais, históricas e familiares e que estas influenciam no processo saúde-doença, cabendo aos profissionais de AB, ESF e NASF, acompanhar toda a família, estabelecendo vínculos e utilizando perguntas-gatilho, com...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Grupo domiciliar de aleitamento materno para as famílias da comunidade de Vila Vintém O tópico relata o trabalho de AB, iniciado na Vila Vintém (RJ) em 2005, por 5 Agentes Comunitárias de Saúde, após a observação de crescente quantidade de casos de gravidez na adolescência, visando incentivar o aleitamento materno e difundir informaç...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Interpretação de gráficos de crescimento e desenvolvimento O tópico aborda as questões mais comuns relativas ao cotidiano da atenção integral a saúde da criança, nos aspectos relativos ao crescimento, ao desenvolvimento e à alimentação infantil procurando ampliar padrões de percepção e avaliação de mudanças referentes a cada faixa e...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    Neste objeto, o enfoque inicial é o desenvolvimento humano e como as experiências de vida da primeira infância são fundamentais para uma vida adulta saudável, visando organizar essas experiências de criança de tal maneira que sua condição biológica para um ser da cultura, com identidade e subjetividade próprias e singulares seja atingida. Segue ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    Ele começa apontando a importância da promoção da saúde em creches, e registra que o fato da criança estar matriculada e frequentar ambientes coletivos favoráveis ao desenvolvimento, já promove sua saúde, além de propiciar à mãe a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. As políticas relativas à alimentação infantil são destacadas, mostran...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto começa conceituando AIDIP, falando de sua importância e origem. Destaca os três pilares da estratégia e que seu objetivo não é o de estabelecer um diagnóstico específico de uma determinada doença, mas sim, identificar sinais clínicos que permitam a avaliação e a classificação adequada do quadro e uma triagem rápida quanto à natureza da...