FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção a Saúde da Pessoa Idosa na UBS Regina Ribeiro Paiva, São Luiz/RR
O número de pessoas idosas tem se multiplicado muito nos últimos anos como conseqüência de uma diminuição da fecundidade, da mortalidade e aumento da esperança de vida. De acordo com uma publicação de 2006 do Ministério da Saúde,¨ Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado”. O trabalho realizado é uma intervenção de saúde com o objetivo de Melhorar a Atenção a Saúde da Pessoa Idosa na Unidade Básica de Saúde Regina Ribeiro Paiva em São Luiz no estado de Roraima, que está localizada no centro do município. O tamanho da população adstrita é de 4455 habitantes, segundo estimativas da Planilha de Coletas de Dados existem 446 usuários maiores 60 anos, o que representou nossa população alvo da intervenção. As ações implementadas foram desenvolvidas em um período de 12 semanas, abrangendo os quatro eixos norteadores: Monitoramento e Avaliação; Organização e Gestão do Serviço; Engajamento Público e Qualificação da Prática Clínica. Anterior à intervenção não havia indicador de cobertura, conseguimos cadastrar uma média de 7 idosos por dia, vinte e oito usuários atendidos por semana, 112 idosos ao mês. Para registro e coleta de dados, foram utilizados os prontuários, a ficha espelho e a planilha de coleta de dados disponibilizada pelo curso. Ao final da intervenção um total de trezentos e trinta e seis idosos cadastrados e acompanhados, o que representa 75% da população alvo. Desenvolvemos um grupo de ações visando melhorar os atendimentos às pessoas idosas, para isso toda a equipe da unidade foi capacitada antes e durante toda a intervenção, as tarefas foram distribuídas entre todos os membros. O resultado alcançado dos indicadores de qualidade foi muito bom, atingimos todas as metas propostas. A intervenção foi muito importante para a comunidade, mudou para melhor o atendimento dos idosos. Os usuários e seus familiares ficaram muito agradecidos pela atenção. Na rotina diária da UBS ficou espaço para todos os grupos de usuários o que melhorou a organização do trabalho. A equipe ficou preparada para atender os problemas dos idosos e aumentou o nível de engajamento das pessoas, dos profissionais e dos gestores.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6905
20/Oct/2016

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