FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de intervenção educativa para modificar os fatores de risco da hipertensão arterial sistêmica na equipe Vila Arquelau no município de Uberaba
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) está entre um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. A HAS é considerada um problema grave de saúde pública, e em Uberaba, Minas Gerais, é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes. Portanto, é evidente a importância da implantação de medidas preventivas eficientes, a fim de reduzir a incidência de hipertensão arterial no município. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar um plano de intervenção educativa, na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família (ESF) da Vila Arquelau, na UBS Norberto de Oliveira Ferreira. A sua aplicação se deu entre os meses de maio a agosto de 2015, e contou com a contribuição de toda a equipe de saúde. As atividades foram desenvolvidas nos grupos do HIPERDIA, com o intuito de melhorar o nível de informação dos pacientes hipertensos, sobre os fatores de risco cardiovasculares relacionados à HAS. Um questionário foi aplicado em 568 pacientes hipertensos acompanhados no HIPERDIA. Houve predomínio e HAS no meio masculino, 75% deles tinham histórico familiar de hipertensão arterial, e dentre os fatores de risco identificados, comer com muito sal (88,0%) e estresse (81,0%) foram predominantes. O sedentarismo e o excesso de peso prevaleceram em quase metade dos hipertensos (46,6% e 44,6%, respectivamente). Espera-se uma mudança de comportamento dos mesmos e que se alcance maior adesão dos pacientes ao tratamento, no sentido de tentar contribuir para a redução das complicações e morbimortalidade pela doença cardiovascular

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
  • Atenção à Saúde (VS3.003 )
  • Assistência ao Paciente (VS3.003.001 )

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7401
28/Oct/2016