FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Realização de grupos de convivência, em uma Escola Estadual do município de Dom Cavati - Minas Gerais, com alunos que apresentam comportamento agressivo
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Acidentes e Violência
Saúde do Adolescente e do Jovem
Autor
(dc.contributor.author
)
PEREIRA, Thilden Richardson Vieira
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2017-04-07T16:02:28Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2017-04-07T16:02:28Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/8371
Extensão
(dc.format.extent
)
27
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CADETE, Matilde Meire Miranda
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Escola
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Adolescente
Violência
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
A violência não se limita ao uso da força física, mas à possibilidade ou ameaça de usá-la constitui dimensão fundamental de sua natureza, associando-se a uma ideia de poder, quando se enfatiza a possibilidade de imposição de vontade, desejo ou projeto de um ator sobre o outro. Assim, este estudo objetivou realizar grupos de convivência com os alunos que apresentam comportamento violento no âmbito escolar do município de Dom Cavati/Minas Gerais, na escola estadual professora Ilma de Lana Emerick Caldeira. Trata-se de um projeto de intervenção, baseado no Planejamento Estratégico Situacional. Foi realizado uma revisão de literatura, no período dos últimos 10 anos, nas bases de dados da SciELO, da LILACS e do BDENF com os seguintes descritores: violência, escola e adolescentes, além dos programas do Ministério da Saúde e outros. A proposta de intervenção se fez necessária para o desenvolvimento de grupos de convivências, onde os jovens possam exercitar tolerância e respeito, e praticarem atividades informativas e de lazer que lhes proporcionem aprendizado individual e coletivo.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Realização de grupos de convivência, em uma Escola Estadual do município de Dom Cavati - Minas Gerais, com alunos que apresentam comportamento agressivo
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