FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Realização de grupos de convivência, em uma Escola Estadual do município de Dom Cavati - Minas Gerais, com alunos que apresentam comportamento agressivo
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Resumo:
A violência não se limita ao uso da força física, mas à possibilidade ou ameaça de usá-la constitui dimensão fundamental de sua natureza, associando-se a uma ideia de poder, quando se enfatiza a possibilidade de imposição de vontade, desejo ou projeto de um ator sobre o outro. Assim, este estudo objetivou realizar grupos de convivência com os alunos que apresentam comportamento violento no âmbito escolar do município de Dom Cavati/Minas Gerais, na escola estadual professora Ilma de Lana Emerick Caldeira. Trata-se de um projeto de intervenção, baseado no Planejamento Estratégico Situacional. Foi realizado uma revisão de literatura, no período dos últimos 10 anos, nas bases de dados da SciELO, da LILACS e do BDENF com os seguintes descritores: violência, escola e adolescentes, além dos programas do Ministério da Saúde e outros. A proposta de intervenção se fez necessária para o desenvolvimento de grupos de convivências, onde os jovens possam exercitar tolerância e respeito, e praticarem atividades informativas e de lazer que lhes proporcionem aprendizado individual e coletivo.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Violência
Adolescente
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Ciências Sociais (I01 )
- Criminologia (I01.198 )
- Crime (I01.198.240 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Ciências Sociais (I01 )
- Sociologia (I01.880 )
- Problemas Sociais (I01.880.735 )
- DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
- Pessoas (M01 )
- Grupos Etários (M01.060 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
07/Apr/2017
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