FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção Educativa em Adolescentes para Prevenir a Hipertensão Arterial no Adulto Jovem na UBS "Alice de Lima Barbosa"-Horizonte-CE
A hipertensão arterial é uma doença crônica multifatorial que pode causar alterações e danos irreversíveis em alguns órgãos importantes do corpo e consequentemente aumentar os riscos de eventos cardiovasculares. Na atualidade é uma doença que tem uma alta prevalência e é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, causando direta ou indiretamente a morte de milhões de pessoas. Dada á alta incidência de hipertensão arterial em adultos jovens da Unidade Básica de Saúde "Alice de Lima Barbosa", pertencente ao Município de Horizonte, Estado do Ceará, surgiu a ideia de propor um estudo de intervenção educativa num grupo de adolescentes da área, para elevar o grau de conhecimento dos jovens sobre os fatores de risco da hipertensão arterial sistêmica e avaliar a influência da intervenção na prevenção e surgimento desta doença em idades precoces. Vão ser aplicadas técnicas como questionários, observação participante e pesquisa para obter uma visão inicial de conhecimento do paciente sobre este problema de saúde, seguido de um programa de intervenção educativa, onde vão ser utilizadas técnicas de dinâmica de grupo como apresentação, palestras, exposição de vídeos, análise de conteúdo, avaliação e integração. Os dados serão coletados em porcentagem e os resultados serão apresentados em gráficos e tabelas.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização Pesquisa e Inovação em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9229
14/Jul/2017