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83 RESULTADOS (61 a 70)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    23/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre o tratamento da tuberculose, considerando todos os fatores envolvidos neste processo. Apresenta os princípios do tratamento para a TB e uma linha do tempo evolutiva dos medicamentos para o tratamento da doença desde 1944. Além deste, há mais de 30 e-books tratando sobre diversas questões...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa fazer com que os leitores conheçam e compreendam os exames complementares e métodos para diagnóstico de Mycobacterium tuberculosis. Alguns dos métodos apresentados são: o exame histopatológico, escore clínico-epidemiológico, testagem para o vírus HIV, exames de contatos, exames complementares e o diagnóstico da infe...
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    26/Feb/2014
    Mostra o fluxo de procedimentos para a identificação e cadastramento das formas de abastecimento de água para consumo humano, além do entendimento da diferenciação das diversas terminologias utilizadas para o cadastramento e também a principal finalidade do cadastramento. Unidade 3 do Curso de capacitação a distância em vigilância da qualidade...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    03/Apr/2018
    São abordados assuntos como: os métodos de avaliação e diagnóstico nutricional na DRC para o desenvolvimento de estratégias para a prevenção e terapia nutricional para pacientes renais e de grupos de risco; as principais estratégias nutricionais para a realização das orientações referentes a prevenção da doença renal crônica nos principais grupo...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    04/Jul/2017
    Este livro apresenta o cenário da saúde mental nos dias de hoje, enfatizando o lugar que a Atenção Básica deve ocupar na rede de assistência em saúde mental e algumas possibilidades de abordagem, rastreamento e acompanhamento. Ao mesmo tempo não encerra a temática em suas páginas, mas dá direcionamentos para uma prática que deve ser reflexiva e ...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    02/Apr/2018
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos autoinstrucionais ofertados pela UNA-SUS/UFMA na área temática de Nefrologia. Trata-se de um e-book que visa promover a compreensão sobre a epidemiologia, estadiamento e diagnóstico precoce da DRC em crianças. O material descreve as principais patologias que acometem esta população e apresen...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    02/Apr/2018
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos autoinstrucionais ofertados pela UNA-SUS/UFMA na área temática de Nefrologia. Trata-se de um e-book que apresenta os principais fatores de progressão da DRC e as formas de controle nos diferentes estágios da doença renal crônica. Deste modo, visa-se promover a compreensão sobre as estratégia...
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
    30/Nov/2015
    O artigo consiste em um relato da interação entre a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a escola na promoção e prevenção de agravos à saúde dos adolescentes. Trata-se de um projeto realizado em 2010, na ESF Mário Covas, com adolescentes da Escola Municipal Professora Arlene Marques de Almeida, em Campo Grande (MS). O atual Programa Saúde na E...
  • Núcleo Telessaúde Estadual do Maranhão (UFMA)
    19/May/2015
    O recurso aborda os direitos das mulheres quando o assunto é saúde na rede SUS, e suas relações com a realidade e organização social e econômica enquanto sujeitos sociais na sociedade contemporânea . Observando o caráter polissêmico da saúde/doença e o papel das instituições com seu caráter legitimador, integrador e coercitivo.
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
    20/Mar/2012
    Aborda as barreiras físicas encontradas pelas pessoas com deficiência em áreas internas de Unidades de Saúde. Relata as dificuldades vivenciadas por pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais em relação a assistência em saúde, apontando a falta de capacitação, por parte de alguns profissionais, na lida com esses pacientes.