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1652 RESULTADOS (1281 a 1290)
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013O objeto começa identificando que a organização de uma proposta de intervenção grupal tem relação direta com seu planejamento, tanto em possibilidades, como em limites. Mostra então aspectos como definição de objetivos principal e específicos, definição de lugar e horário, critérios e estratégias de inclusão e números de participantes.Lembra ain...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Objeto tem início com uma abordagem da importância do planejamento para a expressão subjetiva individual em uma participação grupal, de maneira que o grupo seja o espaço da trama grupal da expressão da dimensão individual, que depende muito da qualificação técnica dos profissionais que trabalham nesse contexto. Segue mostrando questões de cuida...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Este objeto começa mostrando que os grupos se classificam ou se categorizam conforme seu objetivo ou estratégia de ação, e explica que a abordagem, a duração e o objetivo de um grupo é que irão organizar ou caracterizar o seu funcionamento e as regras para alcançar as metas. Segue detalhando as características e conceitos de organização: aberto ...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Este objeto começa por relacionar a avaliação do crescimento com a influência de fatores genéticos e ambientais. Mostra ainda características da puberdade, estirão e desaceleração, e compara estirão do crescimento entre meninas e meninos. Faz um paralelo entre crescimento físico da adolescência e o intenso desenvolvimento biopsicossocial desta ...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Este objeto inicia apresentando os três calendários obrigatórios de vacinação em todo o território nacional, inclusive o de vacinação do adolescente. Segue mostrando ainda cinco indicações, como completar o esquema já iniciado, dose de reforço a cada 10 anos, viagens para áreas de risco, isenção de dose com vacina tríplice viral comprovada e dos...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Este objeto inicia evidenciando a união entre os benefícios do trabalho com grupos e os conceitos presentes hoje no campo da saúde coletiva. Lembra que a promoção da saúde propõe que as soluções sejam construídas em conjunto e que não se deve ignorar o saber da prevenção, mas sim tomar cuidado para que não se recaia numa postura autoritária. Rep...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Este objeto inicia abordando a complexidade do conceito de adolescência, que não se limita às transformações físicas, psicológicas e sociais, mas também em especial a sexualidade. Apresenta um quadro com quatro pontos: Puberdade; Genitalidade; Sexualidade e Identidade sexual, e traça uma deficição de cada um. Aborda ainda as alterações hormonais...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013Este objeto inicia apontando que somente a partir da resolução WHA 49.25, promulgada em 1996 pela Assembleia Mundial de Saúde é que a violência deixou de ser vista como um fenômeno social e passou a ser determinada como um problema de saúde pública. Mostra então um quadro com quatro pontos importantes sobre violência contra o idoso e lembra aind...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013O objeto começa por especificar que na atenção básica observa-se a utilização de três modalidades de classificações de grupo: educação para a saúde; psicoterapêuticos e específicos de informação e adesão a tratamento. Detalha cada um desses grupos e termina lembrando que muitas vezes eles são inapropriadamente denominados “grupos de autoajuda”,p...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)19/Dec/2013O objeto foca a puberdade e as modificações hormonais iniciadas com o amadurecimento do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, e com isso o aparecimento de manifestações cutâneas características da adolescência, como: acne, lipodistrofia ginoide e bromidrose. Mostra um quadro com detalhamento de cada uma delas e seus tratamentos. Unidade 2 do módulo ...