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Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior [2017] - ATENÇÃO DOMICILIARUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)26/Sep/2017Módulo do curso Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior [2017] que é um dos cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a distância. Produzido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) sob a coordenação do Ministério da ...
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Universidade Federal do Maranhão (UFMA)09/Feb/2017O público da terceira idade tem uma série de características fisiológicas similares entre si. Não é à toa que existem especialidades médica e odontológica específicas para esse grupo, bem como a geriatria e odontogeriatria. Perceber a relevância da questão sistêmica (como as mudanças fisiológicas inerentes ao processo de envelhecimento) é de sum...
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)06/Feb/2017Unidade 1 que compõe o Módulo 11 do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UERJ. Dividido em 03 unidades, o Módulo aborda a questão da Atenção Domiciliar como um cuidado de longa duração, contextualiza sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos em nível global e nacional e analisa o fenômeno da violência contra a...
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Universidade Federal do Maranhão (UFMA)09/Feb/2017Este material aborda noções sobre farmacologia e toxicidade dos anestésicos locais para obtenção de uma anestesia eficiente, com duração adequada e segurança, tendo em vista indicar de maneira correta a antibioticoterapia sistêmica, seja ela profilática ou curativa, ressaltando os critérios para escolha do medicamento, dose e duração do tratamen...
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Universidade Federal do Maranhão (UFMA)06/Feb/2017Aborda-se temáticas relacionadas à saúde bucal da mulher, com ênfase em questões peculiares à este grupo populacional, tais como: distúrbios alimentares, a saúde bucal como instrumento de autoestima, saúde bucal da gestante, a odontologia frente às situações de violência contra a mulher.
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)13/Jun/2012A metodologia de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um assunto bastante conhecido e referenciado por todos, pois é uma exigência acadêmica estabelecida pelas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) e, além disso, um veículo de reflexão sobre os interesses na formação e no exercício profissional. É através dele q...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)28/Oct/2012Este objeto inicia lembrando que após obter um conhecimento geral sobre a área escolhida, faz-se então um recorte mais concreto e preciso do assunto, mostra também que a conscientização de um problema de estudo depende de conhecimentos de diversas ordens, entre eles, conceitos e teorias, e até mesmo consciência de seus limites. Após esta coloca...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)28/Oct/2012O objeto inicia abordando a necessidade de discutir a importância do tema e seu significado, além dos motivos que justificam a realização do estudo. Explica no que consiste a justificativa e mostra a relevância de situar o tema num contexto teórico-prático, fomenta expor as dificuldades encontradas e a necessidade de se continuar produzindo conh...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)28/Oct/2012O objeto começa explicando o levantamento bibliográfico preliminar como fundamentação teórica ou conceitual para o embasamento que o pesquisador irá adotar, ele conta com as perspectivas sobre o tema, entendimento do autor do estudo e de autores consagrados, além de demonstrar o nível de conhecimento sobre o tema. Segue recomendando o uso de uma...
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Universidade Federal do Maranhão (UFMA)09/Feb/2017Historicamente, o modelo de assistência odontológica do serviço público sempre adotou uma postura tradicionalista, baseada na concepção de atendimento ao indivíduo doente e, consequentemente, de tratamento curativo/mutilador. Este modelo, marcado pela responsabilidade exclusiva do cirurgião-dentista, limitado aos problemas da cavidade bucal e re...