Página de busca




















Adicionar novo filtro:

32 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre a rede de atenção à tuberculose e o papel da Atenção Básica como parte integrante das ações de vigilância epidemiológica no controle da doença. Aborda o Programa de controle da tuberculose, nas esferas municipais, estaduais e federal e as unidades de referência para TB. Além deste, há ma...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    23/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre o tratamento da tuberculose, considerando todos os fatores envolvidos neste processo. Apresenta os princípios do tratamento para a TB e uma linha do tempo evolutiva dos medicamentos para o tratamento da doença desde 1944. Além deste, há mais de 30 e-books tratando sobre diversas questões...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa fazer com que os leitores conheçam e compreendam os exames complementares e métodos para diagnóstico de Mycobacterium tuberculosis. Alguns dos métodos apresentados são: o exame histopatológico, escore clínico-epidemiológico, testagem para o vírus HIV, exames de contatos, exames complementares e o diagnóstico da infe...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações que permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necess...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    13/Apr/2015
    Este material contempla a disciplina optativa " Vigilância à saúde: endemias e epidemias: tuberculose e hanseníase" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina busca incentivar a equipe multidisciplinar das equipes de Saúde da Família a se organizar para o controle da tuberculose e hanseníase. O conteúdo está ...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    13/Apr/2015
    Este material contempla a disciplina optativa " Rede de atenção: saúde da mulher" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina pretende promover uma reflexão sobre a atenção a saúde da mulher na perspectiva da estratégia, saúde da família, o que implica pensar a mulher para além das suas dimensões biológicas. O ...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2015
    Este material compõe a disciplina optativa "Rede de atenção: urgências" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina pretende propiciar o desenvolvimento do raciocínio e a aquisição de habilidades, visando melhorar a competência diante do atendimento a pacientes graves ou na eminência de um evento agudo em qualq...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    25/Feb/2015
    Este material compõe a disciplina optativa " Rede de atenção: saúde mental " do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). A disciplina é composta de quatro seções. A primeira apresenta revisão teórica que procura fundamentar as ações de saúde mental realizadas em território. A segunda discute a rede de atenção em saúde mental...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    25/Feb/2015
    Este material compõe a disciplina optativa " Rede de atenção: saúde do adulto" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina busca introduzir o profissional de saúde no cenário que envolve seu fazer técnico específico, qual seja, em sua prática cotidiana, envolvendo ações de promoção, proteção, prevenção, cura e ...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    13/Apr/2015
    Este material contempla a disciplina optativa " Atenção à Saúde da Criança: aspectos básicos " do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina pretende motivá-lo a refletir e a preparar-se para abordar temas importantes para a promoção da saúde da criança. O conteúdo está distribuído em seções: Seção 1 - Organiza...