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88 RESULTADOS (41 a 50)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    30/Jul/2019
    Esta disciplina objetiva o aprendizado, ou atualização, sobre processo de trabalho e modelos de atenção na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco em Saúde da Família como estratégia de reorganização da APS e de implementação do novo modelo de atenção segundo princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde expressos em nossa Constituição. Se...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Nesta unidade, nós vimos que com avaliação é possível entender melhor nosso processo de trabalho, comparar nossos resultados com os objetivos pretendidos, corrigir problemas durante a execução das ações, propor mudanças que melhorem nossa atuação. E, mais que isso, que a avaliação pode e deve fazer parte do cotidiano de seu trabalho. Entretanto,...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    O olhar ampliado sobre o processo saúde-doença remete a um modelo de atenção pautado pela vigilância em saúde, pela integralidade da atenção, pela atuação interdisciplinar e multiprofissional e pelas ações que extrapolam o setor saúde. Ressaltamos a importância da horizontalidade nos processos decisórios, sejam eles de natureza administrativa o...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    O exercício sistemático do planejamento potencializa o alcance dos objetivos por reduzir as incertezas envolvidas no processo decisório. Ele ajuda a compreender onde se está e aumenta a probabilidade de êxito, desde que seja uma atividade contínua e não esporádica. Trata-se de um processo contínuo de pensar o futuro, o que implica tomada de deci...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    03/Apr/2020
    Compete aos membros da equipe de saúde da família incorporar como rotina a autoavaliação, a programação local e o monitoramento de ações, no sentido de mobilizar a equipe para a definição de metas, objetivos e estratégias visando implementar ações voltadas à melhoria contínua do acesso e da qualidade da ABS. Os objetivos desse minicurso são conh...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    03/Apr/2020
    Sabe-se que são necessários muitos investimentos na qualificação dos gestores em saúde, na perspectiva do desenvolvimento de ações continuas e permanentes, o que, certamente, implicará na qualidade da saúde pública no país. Nesse sentido é necessária a construção de novas abordagens/metodologias que favoreçam o profissional inserido na gestão de...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    03/Apr/2020
    O que é saúde? Esta parece uma pergunta simples para quem trabalha nesta área, mas é uma questão muito importante que os profissionais de saúde devem fazer à si mesmos para qualificar e dar embasamento às suas práticas. Neste curso o aluno é convidado a refletir sobre como a concepção saúde-doença determina o tipo de ação dos profissionais de sa...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    02/Apr/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações, que vão para além das consultas médicas, e permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo na Atenção Básica tê...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    02/Apr/2020
    A literatura aponta crescente aceitação dos profissionais de saúde quanto à inserção das plantas medicinais como um recurso terapêutico na ABS (Thiago e col., 2011; Rosa e col., 2011; Bruning e col., 2012). Três fatores poderiam explicar este aumento. O primeiro seria os avanços ocorridos na área científica que permitiram o desenvolvimento de me...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    03/Apr/2020
    A operacionalização de conceitos e diretrizes do SUS e da Atenção Básica em práticas de atenção nem sempre é tarefa fácil. Esse minicurso tem o objetivo de ajudar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica a entender como o princípio da equidade, por exemplo, pode se expressar no equilíbrio entre atendimento à demanda espontânea e pro...