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109 RESULTADOS (71 a 80)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    06/Feb/2021
    Esta disciplina objetiva a reflexão e maior conhecimento sobre dois temas que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde: as práticas pedagógicas em saúde e as tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Os principais conceitos pertinentes a cada um deles são apresentados, a partir de situações vivenciadas por profiss...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    06/Feb/2021
    Este infográfico integra o curso Propedêutica Cardiovascular na Atenção Básica. São apresentados ao aluno os principais sinais e sintomas do aparelho cardiovascular, mostrando suas características e sua importância dentro do contexto da anamnese e do exame físico voltado para detecção de alterações cardiovasculares
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre a rede de atenção à tuberculose e o papel da Atenção Básica como parte integrante das ações de vigilância epidemiológica no controle da doença. Aborda o Programa de controle da tuberculose, nas esferas municipais, estaduais e federal e as unidades de referência para TB. Além deste, há ma...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    23/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre o tratamento da tuberculose, considerando todos os fatores envolvidos neste processo. Apresenta os princípios do tratamento para a TB e uma linha do tempo evolutiva dos medicamentos para o tratamento da doença desde 1944. Além deste, há mais de 30 e-books tratando sobre diversas questões...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    06/Feb/2021
    Esta disciplina tem como objetivo a discussão do processo do planejamento em saúde, desde a identificação dos problemas de saúde até o monitoramento e avaliação das ações nesse setor, e de sua importância como instrumento para a reorganização do processo de trabalho da equipe de Saúde da Família. Está composto de cinco unidades: 1 Planejamento...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa fazer com que os leitores conheçam e compreendam os exames complementares e métodos para diagnóstico de Mycobacterium tuberculosis. Alguns dos métodos apresentados são: o exame histopatológico, escore clínico-epidemiológico, testagem para o vírus HIV, exames de contatos, exames complementares e o diagnóstico da infe...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2022
    A unidade 4 do curso Propedêutica cardiovascular na atenção básica é centrada no tema insuficiência cardíaca, doença que afeta 1 a 2% da população de países desenvolvidos e uma das poucas doenças cuja incidência continua a aumentar apesar das estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces. Nesta unidade são revistos os dados da ana...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    O Acolhimento é um fundamento e uma diretriz que possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde por meio de ferramentas que promovem vínculo, corresponsabilização utilizando a escuta qualificada, avaliação integral de necessidades de saúde e análise de vulnerabilidade. Porém existe um grande vácuo nesta discussão sobre como atende...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    11/Apr/2022
    O curso oferece a oportunidade de rever as recomendações que compõem o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e outros documentos oficiais relevantes sobre manejo clínico de síndromes gripais com ênfase nos níveis de Atenção Secundária e Terciária à Saúde.
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações que permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necess...