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92 RESULTADOS (81 a 90)
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Universidade Federal do Maranhão (UFMA)20/Oct/2014Material utilizado na unidade 1 do Curso Autoinstrucional de Capacitação em Atenção Integral à Saúde da Criança II, produzido pela UNA-SUS/UFMA e voltado para médicos que atuam na Atenção Básica. Este material apresenta informações e peculiaridades sobre as 7 primeiras consultas que devem ocorrer no primeiro ano de vida da criança.
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)21/Aug/2014Tópico 1- Comunicação com a criança e a família O tópico propõe que desde a concepção a criança sofre as consequências das condições sociais, históricas e familiares e que estas influenciam no processo saúde-doença, cabendo aos profissionais de AB, ESF e NASF, acompanhar toda a família, estabelecendo vínculos e utilizando perguntas-gatilho, com...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)07/May/2013O caso de Sandra e suas duas filhas permite uma ampla discussão sobre situações comuns na rotina da Saúde da Família. Além de aspectos da abordagem familiar, traz a tona o cuidado de problemas de Saúde Mental e da Saúde da Criança na Atenção Primária. Exemplifica situações onde um quadro de alteração da Saúde Mental afeta o equilíbrio da famíli...
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)24/Apr/2012O caso Maria do Socorro traz à tona um dos problemas que se mostrou mais vulnerável à estruturação da atenção básica através da ESF: mortalidade materno - infantil. Com a situação de uma gestante com múltiplos problemas, chama atenção para a importância da vigilância em saúde e responsabilidade territorial das equipes de ESF mediante situações ...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)27/Sep/2012O objeto menciona um estudo realizado nos Estados Unidos, em que observou similaridades na abordagem da puericultura prestada pelos 10 países com a menor taxa de mortalidade infantil, na grande maioria destes, a puericultura é dividida entre médicos e enfermeiros, ou prestada exclusivamente por enfermeiros “materno-infantis”. Segue o modelo de m...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)27/Sep/2012Este objeto começa colocando duas ações programáticas em destaque, Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Ressalta ainda que esta agenda preconiza a vigilância à saúde, principalmente materna e infantil, a educação continuada das equipes de atenção à criança e a organização de linhas de cuidado...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)27/Sep/2012O objeto inicia pelo levantamento dos cadastros das crianças no território e coloca a extrema importância de verificar os registros que estão sendo realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), lembrando que é apropriado também discutir em equipe se existe alguma dificuldade de registro pelos agentes. Alega que o preenchimento da Ficha C...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)27/Sep/2012O objeto inicia pela colocação dos desafios contemporâneos que permeiam as ações na construção das políticas e programas de assistência à criança e cita a necessidade de conhecimento de bases legais de proteção à infância para lidar com os mesmos. Coloca o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como o pilar desta proteção, mas ressalva que m...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)27/Sep/2012Ele inicia com a afirmação de que a visita domiciliar contribui para o levantamento de problemas, depois coloca situações específicas onde deve ocorrer a visita domiciliar. Nas primeiras 24 horas após o parto como uma maneira de criar vínculo e avaliar precocemente problemas, nas situações de risco e suspeita de maus tratos, má adesão a tratamen...
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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)27/Sep/2012Este objeto inicia ressaltando o ponto importante que é o preenchimento da caderneta de saúde da criança, e mostra a necessidade de discutir com toda a equipe cada um dos pontos abordados pela caderneta de saúde usada no município, como também a importância da discussão sobre o fluxograma de abordagem de risco à saúde da criança. Continua mostr...