Página de busca
Refinar busca
- Acervo
- 57 Texto
- Area Temática
- 40 Atenção Primária / Saúde da Família
- 12 Saúde da Mulher
- 10 Saúde Bucal
- 9 Saúde no Sistema Penitenciário
- 7 Acidentes e Violência
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 41 Médicos clínicos
- 30 Enfermeiros e afins
- 22 Assistente social
- 22 Educador social
- 22 Enfermeiro
- . próximo >
59 RESULTADOS (11 a 20)
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)03/Jul/2014São discutidas as principais lesões bucais em adultos, suas características, os estímulos físicos, químicos ou biológicos capazes de produzir tais lesões, dependendo da sua intensidade, do seu tempo de ação e da capacidade de reação individual.
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)18/Dec/2013Este objeto começa destacando que situações de dor de origem periodontal são eventos muito co¬muns no cotidiano do cirurgião dentista, pois estão relacionadas principalmente à presença das do¬enças periodontais. Ressalta a importância do estudo das gengivites e periodontites como doenças isoladas ou como fatores contribuintes para o estabelecime...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)17/Nov/2016As particularidades da situação da mulher privada de liberdade, somadas às dificuldades enfrentadas com o nascimento ou a permanência de um filho dentro de penitenciárias, foram o ponto de partida para a abordagem do contexto vivenciado pela população de mulheres no sistema prisional brasileiro. Entendemos que a equipe de saúde tem papel fundame...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)17/Nov/2016Este módulo traz a conceituação sobre o cuidado em saúde na busca e no reconhecimento da gestão compartilhada do cuidado como estratégia de transformação das práticas de saúde e dos modos de organização destas. Espera-se que ao ler esse módulo você seja capaz: de diferenciar o acolhimento na condição de diretriz dos seus dispositivos associados;...
-
Universidade Federal do Ceará (UFC)26/Dec/2013Parte inicial do módulo Educação a Distância do Curso de Especialização em Saúde da Família desenvolvido pelo Nucleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS). Nesta aula inicial, há uma reflexão sobre os avanços tecnológicos advindos das ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)17/Nov/2016Este módulo traz conteúdos importantes para um bom aproveitamento no processo de aprendizagem. Nele serão apresentadas todas as estruturas didáticas disponibilizadas no decorrer do curso e como você poderá tirar o melhor proveito delas para a sua aprendizagem.
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)14/May/2014O objetivo deste módulo foi motivar e instrumentalizar você para utilizar os conceitos e ferramentas da Epidemiologia no desenvolvimento de suas atividades na Unidade de Saúde e junto à comunidade. Por isso, você conheceu os conceitos básicos e os principais usos e aplicações da Epidemiologia. Além disso, você estudou a respeito: dos conceitos d...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)17/Nov/2016O módulo provoca uma reflexão sobre o que é o processo de trabalho em saúde e, em particular, sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade, no e fora do ambiente prisional, considerando a prática das equipes, a discussão dos elementos do processo de trabalho e suas especificidades no campo da saúde dessa população específica. Nas populações p...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)17/Nov/2016O módulo mostra como ações dos profissionais de saúde são importantes para que os homens que perderam temporariamente a liberdade tenham seu direito à atenção integral à saúde respeitado. Quando comparados às mulheres, os homens apresentam características diferenciadas em relação à morbidade e à mortalidade, além de terem uma relação diferente q...
-
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)10/May/2013Atividade pedagógica que oportuniza o compartilhamento de experiências, dificuldades, aspectos favoráveis relacionados à vivência no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta uma questão aberta sobre o Sistema Único de Saúde e leva o aluno a indagar sobre o atendimento no SUS.