Página de busca

















Adicionar novo filtro:

60 RESULTADOS (51 a 60)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    12/Mar/2018
    Curso autoinstruciona composto por 3 unidades educacionais que tem como objetivo fazer com que o aluno seja capaz de reconhecer as ações de vigilância em saúde no contexto da Política Nacional de Promoção da Saúde. São abordados assuntos como a vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT); o plano de ações estratégicas para o enfren...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    13/Apr/2015
    Este material contempla a disciplina optativa " Vigilância à saúde: endemias e epidemias: tuberculose e hanseníase" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina busca incentivar a equipe multidisciplinar das equipes de Saúde da Família a se organizar para o controle da tuberculose e hanseníase. O conteúdo está ...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    13/Apr/2015
    Este material contempla a disciplina optativa " Rede de atenção: saúde da mulher" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina pretende promover uma reflexão sobre a atenção a saúde da mulher na perspectiva da estratégia, saúde da família, o que implica pensar a mulher para além das suas dimensões biológicas. O ...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Apr/2015
    Este material compõe a disciplina optativa "Rede de atenção: urgências" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina pretende propiciar o desenvolvimento do raciocínio e a aquisição de habilidades, visando melhorar a competência diante do atendimento a pacientes graves ou na eminência de um evento agudo em qualq...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    25/Feb/2015
    Este material compõe a disciplina optativa " Rede de atenção: saúde mental " do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). A disciplina é composta de quatro seções. A primeira apresenta revisão teórica que procura fundamentar as ações de saúde mental realizadas em território. A segunda discute a rede de atenção em saúde mental...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    25/Feb/2015
    Este material compõe a disciplina optativa " Rede de atenção: saúde do adulto" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina busca introduzir o profissional de saúde no cenário que envolve seu fazer técnico específico, qual seja, em sua prática cotidiana, envolvendo ações de promoção, proteção, prevenção, cura e ...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    13/Apr/2015
    Este material contempla a disciplina optativa " Atenção à Saúde da Criança: aspectos básicos " do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina pretende motivá-lo a refletir e a preparar-se para abordar temas importantes para a promoção da saúde da criança. O conteúdo está distribuído em seções: Seção 1 - Organiza...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    19/Apr/2022
    Discute a Atenção à Saúde do Adulto na perspectiva da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde, o que implica pensar no adulto além de sua idade cronológica, nos seus diversos contextos e relações pessoais, socioculturais e político-econômicos. As unidades deste curso buscam fortalecer a atuação no cenário que envolve o fazer técn...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    19/Apr/2022
    Backup do moodle da disciplina Rede de atenção: saúde mental [2020]. Como forma de discutir e avaliar a saúde mental esta disciplina foca nos problemas e situações clínicas prevalentes no atendimento na Rede de Atenção à Saúde (RAS), em especial na Atenção Básica tendo como referência o território de uma Equipe de Saúde Família (eSF). Aborda uma...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    09/Mar/2022
    O propósito do Curso é atender à elevada demanda por qualificação profissional direcionada ao desenvolvimento de ações de promoção de alimentação adequada e saudável (PAAS), nos serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde (RAPS). O referencial básico para a organização do conteúdo é o “Instrutivo: Metodologia de Trabalho em Grupos para Ações de...