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14 RESULTADOS (1 a 10)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    10/Jan/2019
    Neste recurso são apresentados os fundamentos e os princípios de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar – adulto, criança, adolescente – distribuídos em quatro módulos, estruturados a partir dos seguintes eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para cuidado paliativo, avaliação da pessoa em cuidado paliativo e a e...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Minas Gerais FM/UFMG
    17/Aug/2016
    Vídeo demonstrativo de higienização das mãos para profissionais que atuam em serviços de saúde.
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
    28/Jun/2016
    O Módulo abordará o manejo inicial do usuário com o teste rápido reagente para o HIV na Atenção Primária à Saúde. Apresentará como fundamentação teórica a Fisiopatogenia, o Aconselhamento e o Protocolos e Diretrizes do HIV através do desenvolvimento de atividades interativas buscando aprimorar a prática profissional. Será utilizado a Metodologia...
  • Universidade de Brasília (UnB)
    11/Nov/2014
    Módulo de Ambientação à Plataforma Moodle para estudantes do Curso de Especialização em Saúde da Família do Projeto Universidade Aberta do SUS (UNASUS), da Universidade de Brasília (UnB). O módulo tem o objetivo de orientar os alunos para o uso de algumas funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem. É composto por lições que abordam os s...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto inicia comentando que os espaços possíveis para o encontro entre os profissionais de saúde e a população são inúmeros, tanto dentro como fora das unidades de saúde, espaços individuais e os coletivos, e lembra que cada encontro desses é uma oportunidade para o exercício de ação ou relação educativa, além de ressaltar que o atendimento i...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    Este objeto inicia propondo que o processo educativo não deve impor mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, mas sim contribuir para que ele reflita, considere as informações, revise e investigue os dados, numa busca constante de novos significados. Comenta ainda que uma proposta educativa é um método dialético no qual os sujeitos s...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    Este objeto começa enfatizando de que é fundamental a participação comunitária nas práticas educativas em saúde para que estas sejam construídas em bases críticas, libertadoras, dialógicas e transformadoras de realidade. Continua mostrando a extrema importância das sete teses propostas para fomentar a participação comunitária no âmbito da educaç...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    Este objeto inicia reforçando a ideia de que saúde e educação são fundamentais à vida humana, sobretudo indissociáveis no cotidiano. A educação em saúde abordada é entendida como processo social com grande potencial de transformação da realidade. Comenta sobre os diversos modelos de educação em saúde e questiona vários de seus aspectos. Identifi...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...