Navegando por Palavras-chave DeCS: "Educação a Distância"
- Navegar por
- Instituição
- Título
- Palavras-chave DeCS
- Area Temática
- Público-alvo
- Autores
340 RESULTADOS
(83 a 102)
-
Bianchini, Itemar Maia05/Jun/2020Módulo que aborda, através do Caso Clínico Fictício Vera, o diagnóstico e manejo do Diabetes Mellitus, tipo II; a importância da estratificação do risco cardiovascular e sua aplicação na prática; a abordagem terapêutica das dislipidemias e os conceitos e a importância da Medicina Baseada em Evidências na atuação em Atenção Primária.
-
Delziovo, Carmem Regina21/Mar/2014A Clínica Ampliada, apresentada neste módulo, é proposta como uma ferramenta com a qual os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) enfocam o sujeito, a doença, a família e o contexto social, tendo como objetivo produzir saúde e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidad...
-
Verdi, Marta Inez Machado09/Apr/2014Tópico 1 – Produção de práticas: fragmentação x cooperação em redes O tópico mostra a realidade do passado, em que a estrutura dos serviços de saúde não previa a participação do usuário no processo de gestão do sistema e o trabalho das equipes de saúde, que não o visualizavam como sujeito, comparando com a transformação, ainda lenta e pontual, ...
-
Monteiro, Fernanda de Souza10/Aug/2016Apresenta as evoluções e decisões tomadas no processo de design e desenvolvimento do ARES, por meio de uma linha do tempo que expõe as principais novidades e funcionalidades da versão atual do repositório.
-
Bolsoni, Carolina Carvalho14/May/2014O tópico mostra que a elaboração do portfólio resultará em um TCC, apresentando o detalhamento de sua construção que parte da reflexão, de vez que é processual, registrando as mudanças do aluno, os objetos de sua aprendizagem e sua avaliação progressiva individual. Apresenta, também, questões que orientam a construção do portfólio e sua importân...
-
Lindner, Sheila Rubia14/May/2014O tópico mostra que a elaboração do portfólio resultará em um TCC, apresentando o detalhamento de sua construção que parte da reflexão, de vez que é processual, registrando as mudanças do aluno, os objetos de sua aprendizagem e sua avaliação progressiva individual. Apresenta, também, questões que orientam a construção do portfólio e sua importân...
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Jul/2012No objeto Estudar em EaD é demonstrado a diferença entre estudar e aprender. É explicado que o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, as habilidades e qualidades que o aluno deve cultivar para superar os desafios de aprender na metodologia de educação a distância. Foi destacado que disciplina, autonomia e colaboração são pa...
-
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de09/Apr/2014Tópico 1 – Como formular um projeto terapêutico singular. O tópico apresenta possibilidades para a efetivação do PTS mostrando, por meio de esquema, o processo geral em quatro movimentos e as suas etapas articuladas, conforme a Portaria MS 2488/11, e a concepção sobre planejamento em saúde, privilegiando o compartilhamento da compreensão do prob...
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA04/Jul/2014Animação utilizada no livro online, unidade 1 - módulo 1 "Introdução a EAD" -, do curso de especialização em Saúde da Família da UNASUS/UFMA voltado para o Programa Mais Médicos. Apresenta as principais diferenças entre o ensino a distância e o ensino presencial em tópicos e de forma interativa.
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Jul/2012Nesse objeto são expostos alguns conceitos sobre a metodologia de educação a distância, onde são destacadas as principais diferenças entre ensino presencial e a distância. É abordado a multidisciplinaridade envolvida em um curso EaD e dos agentes de conteúdo, produção de material e de orientação a aprendizagem atuantes nesse tipo de projeto. Uni...
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA21/Nov/2014Texto que compõe a unidade 1 do módulo “Introdução a EAD” do curso de especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda os fundamentos, conceitos e características da EaD, bem como a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA).
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA04/Jul/2014Conceitua a educação a distância e aborda sua história, dando foco a alguns marcos importantes no Brasil, além de apresentar conceitos básicos do ambiente virtual e os papéis que os discentes, tutores e professores desempenham no processo de aprendizagem. Módulo 1 do curso de especialização em Saúde da Família.
-
Boing, Antonio Fernando28/Jun/2014O tópico apresenta a definição de epidemiologia, assim como a etimologia do termo e mostra: as áreas de conhecimento que congrega – estatística, ciências da saúde e ciências sociais; suas áreas de atuação – ensino, pesquisa avaliação de procedimentos em serviços de saúde, vigilância diagnóstico e acompanhamento do sistema de saúde; os diferentes...
-
Verdi, Marta Inez Machado09/Apr/2014Tópico 1 – Definindo o Projeto de Saúde no Território. O tópico mostra o PST como estratégia de orientação e organização do trabalho de equipes de saúde na criação de espaços democráticos de participação social e de emancipação de sujeitos e comunidades por meio da discussão coletiva das necessidades de saúde no território. Trata o PST como cata...
-
Farias, Mareni Rocha30/Jun/2016Neste material, o aluno é apresentado à 2ª edição do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD e poderá refletir sobre a complexidade do cotidiano da gestão da Assistência Farmacêutica. O conteúdo permite que conhecer a origem e a estrutura proposta para o Curso, metodologia de avaliação do processo de aprendizagem, bem como um breve co...
-
Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA10/Jul/2012Apresenta uma visão panorâmica do Curso de Especialização em Saúde Materno-Infantil.
-
Oliveira, Vinícius de Araújo09/Mar/2022Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". Apresenta um relato acerca da trajetória histórica da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) desde o seu lançamento em junho de 2008, passando pela sua criação por meio de Decreto em dezembro de 2010, sua expansão em 2013, até sua capa...
-
Tarcia, Rita Maria Lino11/Mar/2022Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". O presente relato descreve o processo de planejamento, produção, implantação e avaliação do Curso de Especialização em Saúde da Família, desenvolvido pela Universidade Federal de Sã...
-
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro13/Apr/2022Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". Relata-se a implantação do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a distância, multiprofissional, multi-institucional, com cursos autoinstrucionais (AI), aperfeiçoamento e de especialização na Universidade Abert...
-
Coutinho, Ana Josiele Ferreira27/May/2021Aborda o contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil, bem como os programas criados para dar suporte e ofertar capacitação aos profissionais de saúde.