Navegando por Instituição: "Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)"
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1455 RESULTADOS
(1257 a 1276)
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Souza, Ana Izabel Jatobá de27/Sep/2012Este objeto inicia ressaltando o ponto importante que é o preenchimento da caderneta de saúde da criança, e mostra a necessidade de discutir com toda a equipe cada um dos pontos abordados pela caderneta de saúde usada no município, como também a importância da discussão sobre o fluxograma de abordagem de risco à saúde da criança. Continua mostr...
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ARTEAGA, Idalmis Boada15/May/2019Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) corresponde a queixa mais comuns que levaram a população a procurar pelos serviços de saúde.Neste sentido, as principais causas de internação e também de mortalidade, estão relacionados aos agravos e complicações da HAS. Diante deste cenário epidemiológico, o problema escolhido para a elaboração...
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VENTURA, Irina Garcia15/May/2019É importante destacar que o aumento do número de mortes e complicações irreversíveis como resultado das doenças crônicas não transmisiveis em cidades brasileiras têm aumentado nos últimos anos, e entre elas, a hipertensão arterial sistemica [ HAS ] e diabetes mellitus [ DM ]. Estima-se que 20% da população brasileira possui HAS e 12 % DM . Para ...
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KOROGUI, William Jun Asanome15/May/2019A unidade básica de saúde (UBS) Carlos Jess, localizada no município de Piraquara, no Paraná, possui em seu território cerca de 17 mil habitantes. Dessa maneira a equipe de saúde sofre com a alta demanda dos usuários, aliada a falta de capacitação e de uma escuta qualificada, o que gera conflitos e transtornos com pacientes e profissionais de sa...
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Souza, Ana Izabel Jatobá de21/Aug/2014Tópico 1 – A consulta de puericultura O tópico aborda questões do cotidiano de atenção integral à saúde da criança como o rastreamento de doenças, rotina de avaliação, adequação de altura, exames físicos e imunizações, mostrando a importância do inquérito, da análise dos marcos de desenvolvimento e desempenho, da avaliação das condições psicoló...
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Lindner, Sheila Rubia14/May/2014Tópico 1 – Definições O tópico define portfólio como instrumento contendo as diferentes produções do aluno, realizadas durante o curso, expressando sua aprendizagem, reflexões e dúvidas, que expressam o processo de aprendizagem. Define a prática pedagógica relacionada ao portfólio como metacognição. Apresenta o conceito de avaliação relativo a ...
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Lacerda, Josimari Telino de28/Jun/2014Unidade 1- O que é processo de trabalho na concepção ampliada de saúde? Tópico 1 – Atendimento Integral e Interdisciplinaridade O tópico apresenta as EFS originais, compostas por médico, enfermeiro e odontólogo, como passo importante na reversão do modelo de saúde com foco biomédico na cura sua substituição pelo modelo de determinação social, ...
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Moré, Carmen L. O. O.19/Dec/2013Este objeto inicia evidenciando a união entre os benefícios do trabalho com grupos e os conceitos presentes hoje no campo da saúde coletiva. Lembra que a promoção da saúde propõe que as soluções sejam construídas em conjunto e que não se deve ignorar o saber da prevenção, mas sim tomar cuidado para que não se recaia numa postura autoritária. Rep...
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Moré, Carmen L. O. O.19/Dec/2013O objeto inicia clarificando a definição de grupo não apenas como uma junção de pessoas, mas também como tendo objetivos, comportamento ou atitudes em comum. Discorre sobre vida grupal como uma característica histórica do ser humano, e como este abre mão temporariamente de suas características individuais em função de um grupo, ainda mais do gru...
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Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos17/Oct/2013O objeto começa enfatizando que a saúde da mulher deve ser vista de forma ampla, percebendo-se que cada faixa etária apresenta problemas mais específicos, embora o avaliador não deva se restringir a eles. Destaca que a detecção precoce dos carcinomas ginecológicos é fundamental, uma vez que o diagnóstico tardio é um fator que ainda determina o g...
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Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos18/Sep/2013O objeto começa abordando que a saúde da mulher deve ser vista de maneira ampla, percebendo-se os problemas específicos de faixa etária, mas lembrando de não se restringir a eles, tentando identificá-los em esferas mais amplas. Destaca que a menstruação é influenciada por fatores além do biológico, devendo ser compreendida em sua complexidade, p...
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Calvo, Maria Cristina Marino02/Jan/2014O objeto inicia apresentando o significado de avaliar como “emitir um juízo de valor”. Discorre sobre o julgamento particular ou pessoal e explica que é necessário estabelecer critérios claros, definir parâmetros, considerar os atores envolvidos e também incorporar os aspectos culturais e institucionais inerentes ao que é avaliado, já que existe...
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Reibnitz Júnior, Calvino04/Nov/2013O objeto começa destacando que o rastreamento é uma boa prática de atendimento à saúde. Também chamado de screening, termo utilizado na literatura internacional, explica que é definido como o exame de indivíduos assintomáticos para a identificação presuntiva de doença ou marcadores de doença não reconhecida anteriormente. Segue detalhando que a ...
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GOMEZ, Luis Vicente Garcia15/May/2019Este trabalho relata o diagnóstico situacional do município de Irati, distrito Gonçalves Júnior no estado do Paraná. A partir do dia a dia de trabalho, dos dados epidemiológicos e da discussão da equipe podemos eleger a ansiedade e depressão como destaque de situações de atenção no território. Existem estudos que indicam que a depressão e o tran...
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DIAZ, Melvys Hernandez15/May/2019A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica, que está entre os fatores de risco modificáveis para as doenças cardiovasculares. Seu controle, associado às mudanças de estilo de vida, pode ser estimulado na atenção básica de saúde, minimizando a morbimortalidade causada pela doença e seu impacto na saúde pública. O presente projeto...
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Lacerda, Josimari Telino de17/Sep/2012Esse objeto, depois de relatar as condições e principais problemas da cidade fictícia do módulo, destaca que os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade, norteadores do SUS, apontam para a relevância da qualificação e compreensão do planejamento local, da programação de ações e estratégias orientadas para as necessidades de s...
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Kinoshita, Roberto Tykanori24/Nov/2014A primeira unidade trata do PTS, definindo-o, mostrando como introduzi-lo nas realidade dos serviços de saúde e como construí-lo. Trata das condições de contratualidade, da construção do mapa de vida, dos aspectos gerais e específicos. A segunda unidade trata da relação da família/usuário no âmbito das RAPS, da complexidade da relação nas situaç...
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Pupo, Guilherme Daniel04/May/2016Texto trata da Rede de Atenção à Saúde (RAS), destacando o que são redes e os elementos constitutivos da RAS.
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Oliveira, Caroline Schweitzer de04/Feb/2015Na primeira unidade, mostra o que é e como funciona a Rede de Atenção às pessoas em situação de violência e as redes temáticas em geral: suas premissas e requisitos para o funcionamento, incluindo as ações e os passos necessários, os objetivos, a forma de gestão de monitoramento e de avaliação. Na segunda unidade apresenta a composição da Rede d...
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Oliveira, Caroline Schweitzer de03/Dec/2019As informações contidas nesse curso abordam a atenção às pessoas em situação de violência a partir de uma rede que precisa ser, em primeiro momento, reconhecida pelos profissionais e pela comunidade, para então ser articulada e integrada de forma a possibilitar o acesso e a atenção integral. A atenção às pessoas em situação de violência, um dos...