FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Como formular um projeto terapêutico singular
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Coelho, Elza Berger Salema
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo
(unasus.evaluation )
2012::Antonio Fernando Boing::expert
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Jussara Gue Martinez::expert
2012::Jussara Gue Martinez::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
(unasus.typicalLearningTime )
7h50
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2014-04-09T21:38:40Z
(dc.date.accessioned )
2014-04-09T21:38:40Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Alves, Maraysa
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Capillé, Marcelo
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1150
(dc.format.extent )
Conteúdo Online de Como formular um projeto terapêutico singular. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash. Unidade 2 do módulo 9 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Alves, Maraysa
Paschoal, Rafaella Volkmann
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
• Compreender como se dá o desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular no contexto da Atenção Básica. • Estruturar um Projeto Terapêutico Singular junto às Equipes da Atenção Básica em Saúde. • Compreender a importância do compartilhamento de saberes na operacionalização do PTS. • Reconhecer as possibilidades de operacionalização do PTS.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Projeto Terapêutico Singular
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam na Atenção Básica.
(dc.audience.occupation )
Assistente social
Educador social
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico acupunturista
Médico clínico
Médico geriatra
Médico ginecologista e obstetra
Médico homeopata
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico sanitarista
Médico veterinário
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
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(dc.description.abstract )
Tópico 1 – Como formular um projeto terapêutico singular. O tópico apresenta possibilidades para a efetivação do PTS mostrando, por meio de esquema, o processo geral em quatro movimentos e as suas etapas articuladas, conforme a Portaria MS 2488/11, e a concepção sobre planejamento em saúde, privilegiando o compartilhamento da compreensão do problema e a pactuação de objetivos comuns. Tópico 2 – Etapas do processo de construção do projeto terapêutico singular. O tópico apresenta a descrição das etapas para a construção do PTS individual e coletivo, mostrando quando e como reconhecer casos para seu desenvolvimento. Mostra: a necessidade inicial de postura estratégica, para auxiliar na compreensão e identificação das situações; as questões guia, cujas respostas implicam reflexão para avaliar situações e encontrar encaminhamentos, identificando caminhos, já trilhados, resultados e necessidades de ajustes; o quadro demonstrativo de sistemas inter-relacionados de ESF/Família/ Escola com o mapeamento das relações, atores e contexto comunitário, para a referenciação do PTS; a avaliação da situação, a utilização de visita domiciliar e do genograma em um exemplo de situação de violência em família, com diferentes hipóteses de diagnóstico e anamnese; discussão de hipóteses, coordenação e mediação de diálogos, divisão de responsabilidades e reavaliação, destacando as possibilidades de interconexão das equipes de AB. Tópico 3 – Gerenciamento de equipes no projeto terapêutico singular. O tópico mostra que o grupo de desenvolvimento do PTS é institucional e tem como objetivos: aumentar a resolubilidade e a produção de atenção, obtendo harmonia entre os profissionais; difundir a interdisciplinaridade e resolver conflitos no trabalho, oriundos de preconceitos, rivalidades e resistências. Tópico 4 – Competências e motivações para a atuação em projetos terapêuticos singulares. O tópico apresenta a necessidade de o profissional desenvolver competências para modificar os processos de trabalho a partir dos três eixos: pessoa, formação e experiência profissional. Trata, também, das principais motivações na atuação profissional e da necessidade de feedback – estrutura do processo e exercício do autoconhecimento. Unidade 2 do módulo 9 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Como formular um projeto terapêutico singular
(dc.identifier )
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/14873/mod_resource/content/1/un2/top1_1.html
(dc.description.version )
1.0
(dc.relation.haspart )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1089