FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégia de intervenção educativa sobre obesidade na Unidade Local de Saúde Elfride Miguel no município de Piraquara em Curitiba - PR
A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura de caráter multifatorial envolvendo desde questões biológicas, até históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas. O determinante mais imediato do acúmulo excessivo de gordura é o balanço energético positivo, definido como a diferença entre a quantidade de energia consumida e a quantidade de energia gasta na realização das funções vitais e de atividades em geral. Neste sentido, acredita-se que promover ações educativas seja o melhor forma de prevença para esta doença e suas complicações. Trata-se de um estudo de intervenção educativa para melhora da qualidade de vida dos pacientes com obesidade na ULS Elfride de Oliveira Miguel. Este estudo será realizado no bairro Guarituba, município Piraquara- PR. Participarão deste projeto de intervenção 30 pacientes obesos de ambos os sexos com idades entre 18 e 59 anos de idade. Para isso pretende-se identificar os principais fatores de risco dos pacientes obesos, propor juntamente com a equipe de saúde ações de promoção da saúde com foco na mudança no estilo de vida e avaliar as mudanças no estilo de vida após a implantação da estratégia. Objetiva-se elaborar um plano de ações de promoção em saúde que contribua para a melhoria na qualidade de vida e dos indicadores de obesidade da ULS Elfride Miguel do município de Piraquara, Curitiba- PR. Espera-se diminuir a incidência de obesidade e suas complicações; diminuir os fatores de riscos associados ou desencadeados pela obesidade; e, atingir um nível de motivação que mantenha o trabalho realizado com os pacientes e a suas famílias principalmente nos planos da alimentação saudável e realização desde idade cada vez mais cedo de atividade física.
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Estilo de Vida
Obesidade
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12796
15/May/2019