FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Acesso ao serviço de saúde pelo usuário: uma proposta na Unidade Básica de Saúde do Portinho, em Laguna - SC.
Introdução: Um dos principais problemas encontrados na unidade básica de saúde, em que estou alocado, refere-se ao atendimento ofertado ao usuário, caracterizado pelas dificuldades na realização de um adequado sistema de marcação de consultas e acolhimento. Por sua vez, pude observar a geração do sentimento de insegurança nos pacientes, insatisfação dos profissionais de saúde e baixa resolutividade do serviço. Objetivo: O objetivo desse projeto de intervenção é aprimorar o atendimento aos moradores da área de abrangência da unidade básica de saúde do bairro Portinho, a partir do serviço de marcação de consultas e acolhimento. Metodologia: O projeto ocorrerá por etapas, primeiramente os agendamentos para consultas médicas serão feitos para o período de seis meses, seguido por marcações para um mês e finalizando com o agendamento semanal. Simultaneamente, a equipe de saúde irá realizar o acolhimento dos usuários no dia a dia do trabalho da unidade, escutando o problema apresentado e buscando a solução para o mesmo no menor tempo possível, seja a entrega de um medicamento, a marcação de uma consulta de urgência, uma visita domiciliar ou uma orientação. Resultados esperados: A partir do sistema de marcação de consultas médicas e realização de um acolhimento adequado, espera-se o aumento do número de usuários, adscritos no território da unidade de saúde, com possibilidade de ter uma consulta médica. Outro ponto importante é o aumento nas taxas de resolutividade dos problemas apresentados pelos pacientes. Tais resultados irão melhorar o convívio do binômio usuário-UBS. O melhor fluxo dos serviços ofertados também resultará numa maior satisfação por parte dos profissionais da equipe de saúde com consequente diminuição das taxas da síndrome de Burnout.
Atenção Primária à Saúde
Acolhimento
Acesso aos Serviços de Saúde
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12926
15/May/2019