FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Implementação de um sistema de acolhimento na Unidade Básica de Saúde Anchieta, em Umuarama-PR: um desafio para a qualidade de atenção à saúde.
Introdução: Acolhimento trata de uma sistemática de atuação que visa a busca pelo real problema do paciente, diálogo e esclarecimento de dúvidas pode reorganizar a demanda, melhorar a forma de atendimento e qualificar o atendimento em si, dando maior direcionamento e possibilidade de resolutividade aos casos. Na UBS Anchieta, em Umuarama-PR, a constante procura do serviço principalmente em consultas assistenciais pontuais com intenção resolutiva e não preventivas foi um problema identificado, que não se encaixa na proposta real de uma Atenção Básica de Saúde. Objetivo: Implementar um sistema de acolhimento na Unidade Básica de Saúde Anchieta. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção, cujo escopo tem como finalidade uma mudança na realidade em que se está inserido. É proposto um projeto piloto de implementação de um sistema de acolhimento para atendimento da demanda da UBS. Assim, foi criado um fluxograma rápido, com fins de ser consultado de acordo com sintoma e alteração de sinais vitais, para melhoria do atendimento, satisfação e amparo dos usuários. Este fluxograma foi baseado no protocolo de Manchester e nas principais queixas dos usuários atendidos da Unidade de Saúde, na tentativa de reorganizar a demanda de atendimentos, tornar os atendimentos mais resolutivos e estabelecer uma melhor relação com os usuários do serviço. Tal fluxograma pode ser aplicado por todos os profissionais de saúde da equipe de saúde, já que visa a humanização e a reorganização do atendimento. Resultados esperados:Com este projeto de intervenção espero alcançar a melhoria do serviço de recepção e agendamento de consultas com a implementação de um sistema customizado de acolhimento na UBS que trabalho, a ponto de aperfeiçoar o atendimento de emergências e agendamentos, através do aumento do tempo para consultas de profilaxia, de acompanhamento de doenças crônicas, já assim diminuindo ocorrência de exacerbações e possíveis motivos de consultas emergenciais.
Serviço de triagem
Satisfação do usuário
Atenção Primária à Saúde
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/12946
15/May/2019